Candidato apoiado pelo PL em São Bernardo diz em sabatina Folha/UOL não ser bolsonarista

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O deputado federal e candidato à Prefeitura de São Bernardo do Campo (SP) Alex Manente, do Cidadania, afirmou em sabatina Folha/UOL que não se classifica como bolsonarista, apesar de ter o apoio do PL, partido de Jair Bolsonaro, nas eleições deste ano.

“De fato, não sou bolsonarista, sou uma pessoa com uma visão ideológica de centro-direita. Foi assim minha atuação durante toda minha vida. Eu entendo que essa soma [com o PL] é a força suficiente para não permitir a volta do PT em São Bernardo. É com esse objetivo que juntamos as nossas forças desde o ano passado”, afirmou ele na entrevista, exibida nesta sexta-feira (30).

Manente criticou na sabatina o legado da gestão na cidade do petista Luiz Marinho (2009-2016), hoje ministro do Trabalho, e disse que “ninguém quer a volta do PT” em São Bernardo, localidade simbólica para o partido por ter sido onde o presidente Lula começou sua vida política.

No entanto, o candidato nega ver a polarização do debate político nacional como um caminho para a campanha municipal.

“Vamos conseguir desenvolver aquilo que a cidade deseja, debater os desafios do futuro da cidade. E eu tenho convicção que essa é a pauta do eleitor. Não é qualquer político nacional que não conhece a realidade da cidade que vai ditar o ritmo do nosso futuro”, disse.

Ele também afirmou que, mesmo se posicionando contra o PT, não quer o partido como inimigo e deseja manter relações com o presidente Lula. “Nesse momento minha missão é fazer integração. Compreendo que nem todos pensam igual e precisamos somar convergências. Por isso, vamos usar toda nossa experiência no relacionamento congressual para trazer investimentos e programas importantes para nossa população, assim como com o governo do estado.”

Hoje crítico à gestão do prefeito Orlando Morando (PSDB), o deputado apoiou a reeleição do tucano na eleição de 2020. “Eu decidi apoiar a reeleição por causa da pandemia. A minha missão era ajudar a cidade. Eu e o Morando disputamos o mesmo eleitor há muitos anos, concorremos aos mesmos cargos e viemos do mesmo grupo político. Obviamente tem uma sintonia entre os eleitores.”

Sobre a situação da saúde no município, Manente criticou a administração atual e citou o secretário da Saúde, Geraldo Reple Sobrinho. “A saúde de São Bernardo, de fato, não vai bem. É importante destacar que o secretário de Saúde foi convocado pela Câmara [Municipal] para prestar esclarecimentos das negligências no Hospital da Mulher. Uma das perguntas foi por que o hospital de urgência não abria as portas à população e o secretário teve a pachorra de dizer que era porque ele tinha que atender gente de fora da cidade, o que não é verdade.”

Manente acrescentou que, se for eleito, pretende abrir o pronto atendimento do hospital de urgências, criar um “poupatempo” da saúde –proposta similar à de Gilvan (PSDB), em Santo André, e Guilherme Boulos (PSOL), na capital paulista– e investir na valorização dos profissionais de saúde do município.

Em relação à segurança pública, o candidato afirmou que vai priorizar a integração entre a GCM (Guarda Civil Municipal) e a PM, assim como o investimento em câmeras de vigilância. “Queremos nos próximos quatro anos ter 100% do território coberto por monitoramento, câmeras de vigilância e reconhecimento facial que possam combater o furto de veículos.”

Ele também disse que trabalhará junto ao governo do estado para trazer a linha 20-Rosa do metrô para a cidade. “Já iniciei esse diálogo como deputado federal. O [governador] Tarcísio publicamente me disse da luta que ele iniciou ao fazer o projeto executivo da linha 20 que vai ajudar muitas pessoas. E já temos o BRT quase em implantação, que deve ser iniciada este ano, no mais tardar ano que vem.”

Alex Manente é formado em direito. Está no terceiro mandato de deputado federal e é líder do Cidadania na Câmara dos Deputados. Em 2004, foi eleito o vereador mais jovem da história de São Bernardo do Campo. Em 2006, se elegeu deputado estadual. Concorre pela quarta vez à prefeitura.

A sabatina foi conduzida por Priscila Camazano, com participação dos repórteres Rafael Neves, do UOL, e Artur Rodrigues, repórter de política da Folha de S.Paulo.

Outros dois postulantes foram convidados. Na segunda-feira (26), foi transmitida a sabatina de Luiz Fernando Teixeira (PT). O ex-vice-prefeito Marcelo Lima (Podemos) falou na quinta-feira (29), também às 18h30. Também são candidatos Flávia Morando (União Brasil) e Cláudio Donizete (PSTU).

O ciclo de sabatinas promovido por Folha de S.Paulo e UOL foi iniciado em junho e vai contemplar ao todo 18 cidades.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS