RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Candidato do Podemos, Gerson Pessoa vence em Osasco (SP) no primeiro turno

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O deputado estadual Gerson Pessoa (Podemos) é o novo prefeito de Osasco (Grande São Paulo). Com 97% das urnas apuradas, ele obteve 75,1% dos votos válidos (279.010 votos). Pessoa vai administrar o município de 730 mil habitantes ao lado do vice, Lau Alencar (PSD).

O próprio TSE (Tribunal Superior Eleitoral) indicou que a disputa está matematicamente definida.

O prefeito eleito venceu a disputa contra outros três candidatos, incluindo o seu colega de Alesp Emidio de Souza (PT), que era apoiado pelo presidente Lula e ficou em segundo lugar. Na eleição de 2020, Souza amargou o terceiro lugar.

Pesquisas já apontavam a possibilidade de Pessoa vencer no primeiro turno nas Eleições 2024.

Ele tem 41, é casado, pai de um filho e foi eleito deputado em 2022 com mais de 143 mil votos. O novo prefeito é formado em análise e desenvolvimento de sistemas e pós-graduado em gestão pública.

Antes de assumir uma das cadeiras no Legislativo paulista, ele foi secretário de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento de Osasco na gestão do atual prefeito Rogério Lins (Podemos).

Durante a campanha, Pessoa adotou o termo “Oz”, como a cidade é chamada popularmente, principalmente pelos mais jovens. A coligação de Pessoa, formada por 17 partidos, incluindo o PL de Bolsonaro, teve a bênção de Lins, amigo de Pessoa há 30 anos. Por falar no ex-presidente, o nome de Pessoa não constava em uma lista publicada em um site com a identificação de candidatos chancelados por Bolsonaro.

Correligionários, Pessoa repetiu a façanha de Lins, que foi venceu no primeiro turno da eleição municipal de 2020 com cerca de 60% dos votos –ele concorria à reeleição.

Souza, que era apoiado pelo presidente Lula, tentava retomar a administração da cidade. Ele foi eleito prefeito em 2004 e reeleito em primeiro turno quatro anos depois. A última vez que o PT governou a cidade foi entre 2013 e 2016, no mandato de Jorge Lapas. O então petista foi derrotado por Lins.

Além de Pessoa e Souza, Osasco ainda teve outros dois candidatos, Dr. Lindoso (Novo) e Glória Brito (PCO).

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS