Candidatos em Belém usam governador de SP como cabo eleitoral e cão caramelo como trunfo

BELÉM, PA (FOLHAPRESS) – Candidaturas da direita em Belém têm explorado duas figuras sem relação direta com a capital paraense para atrair eleitores: o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e um cachorro vira-lata conhecido como caramelo.

Em uma frente, o candidato Thiago Araújo (Republicanos) tem usado registros ao lado de Tarcísio numa tentativa de angariar votos de apoiadores de Jair Bolsonaro (PL),

Sem o apoio do ex-presidente, que chancela a candidatura de Éder Mauro (PL) na capital paraense, Thiago tem 5% das intenções de votos segundo a última pesquisa Quaest, de 21 de setembro. Ele se apresenta como um candidato cristão e conservador, mas moderado.

O integrante do Republicanos aproveitou três fotos que fez durante evento em Campinas com Tarcísio em julho para usar em material de campanha. A figura do governador de São Paulo tem aparecido em banners espalhados pela cidade e também em propagandas na televisão.

A estratégia de Thiago tem como objetivo roubar eleitores de Éder Mauro, bolsonarista que, por sua vez, tem feito uma campanha com o objetivo de suavizar sua imagem.

Delegado de Polícia Civil do estado do Pará, o candidato do PL é deputado federal, conhecido entre parlamentares por ter um jeito considerado truculento e criticado por adversários por ser radical. A sua campanha, então, atuou para passar uma imagem contrária, de moderação.

Por isso, a equipe alçou um cachorro caramelo como coadjuvante das peças de propaganda na televisão e nas redes sociais. Nas imagens, Éder aparece passeando de moto com o cachorro.

O candidato também aparece num barco contemplando a vista de um rio. Integrantes da campanha dizem que o objetivo é justamente mostrar um “outro lado” de Éder. O delegado aparece com 21% das intenções de voto na última pesquisa Quaest, de setembro, em segundo lugar, com chances de ir para o segundo turno. Ele aparece atrás de Igor Normando (MDB), que tinha 42%, e à frente do prefeito Edmilson Rodrigues (PSOL), que figurava com 11% das intenções de votos.

Pessoas próximas e mesmo adversários reconhecem que ele tem o voto dos aliados mais engajados de Bolsonaro em Belém. Seu desafio, portanto, é atrair os eleitores moderados.

Os vídeos de Éder com o caramelo viralizaram nas redes sociais do Pará e geraram teorias entre adversários de que o cachorro teria sido contratado para as peças. A campanha do delegado, porém, afirma que se trata de cão da fazenda do deputado e que a equipe decidiu explorar o cachorro depois de ver a interação entre o delegado e o animal.

Depois disso, o deputado começou a apresentar propostas de direitos dos pets e ainda levou à sua biografia nas redes sociais a descrição “pai de caramelo”.

A forma como o candidato tem sido apresentado levou as campanhas adversárias a o apelidaram jocosamente de “Éder paz e amor”. Nas rede sociais e em eventos públicos, os dois principais adversários, Igor Normando e Edmilson Rodrigues, o acusam de mentir sobre sua personalidade durante a campanha e fazem montagens mostrando o delegado com postura distinta em outros momentos.

O próprio Thiago, que mira diretamente o delegado, critica a estratégia do adversário. “Acho que o Eder Mauro viu que o extremismo que ele sempre praticou levou ele para um lado da política que não agrega o que a população pensa de um modo geral. Então agora os marqueteiros dele devem ter dito: olha, vem light, paz e amor, colocando Caramelo em cima da moto e dizendo que agora é a solução da lavoura “, afirmou numa entrevista.

“Não é campanha verdadeira do que ele pensa e representa”, disse Thiago.

JULIA CHAIB / Folhapress

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