RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Cannes Lions retira três Grand Pix da DM9 após manipulação de vídeo com IA

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O festival de criatividade Cannes Lions informou nesta sexta-feira (27) que retirou três Grand Pix vencidos pela DM9 neste ano. A decisão vem após a confirmação de que o vídeo de apresentação ao júri de uma campanha publicitária da Consul foi manipulado através de inteligência artificial.

Os prêmios vencidos pela agência por outras duas campanhas, para a empresa de biotecnologia OKA Biotech e para a ONG Urihi Yanomami, também foram retirados porque “o nível de legitimidade não atende ao padrão necessário”, segundo o festival.

Em nota, a DM9 afirmou que três dos vídeos de apresentação dos trabalhos inscritos pela agência no festival “apresentavam inconsistências graves relacionadas à veracidade ou legitimidade dos trabalhos apresentados”.

De acordo com o Cannes Lions, uma série de medidas serão implementadas para garantir a integridade dos prêmios no futuro, incluindo um código de conduta que terá que ser assinado por todas as organizações participantes, a divulgação obrigatória do uso de IA no processo de inscrição e a necessidade de os trabalhos serem revisados por especialistas em IA e ética.

“Cannes Lions introduzirá uma série de medidas aprimoradas para garantir que os prêmios permaneçam robustos na era do conteúdo sintético, mídia e IA generativa”, afirmou o Cannes Lions em nota. “Essas medidas serão apoiadas por procedimentos formais de aplicação, incluindo potencial desqualificação, divulgação pública ou retirada de prêmios quando necessário.”

O festival confirmou que a DM9 quebrou as regras de inscrição na apresentação da campanha da Consul ao júri -o vídeo foi alterado para exagerar a repercussão da peça publicitária no Brasil, com a adulteração de uma legenda de reportagem da CNN Brasil e frases acrescentadas através de IA.

“Isso viola as regras de inscrição do Cannes Lions sobre representação factual e mina a confiança depositada no trabalho por nossos júris e pela comunidade em geral. O Cannes Lions existe para celebrar a criatividade que é real, representativa e responsável”, afirmou o festival em nota.

A DM9 lembrou que os fatos culminaram no afastamento imediato de Icaro Doria, seu ex-copresidente, “responsável direto pelas falhas”. “A DM9 pede desculpas, sem reservas, ao Festival de Criatividade Cannes Lions, aos jurados que dedicaram seu tempo e cuidado para avaliar seus trabalhos, e à indústria como um todo.”

MAELI PRADO / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS