RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Cão de apoio de menina autista chega a Portugal após impasse com aérea

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Depois de quase dois meses de impasse e negativas da companhia aérea TAP, o cão de suporte emocional Teddy, que acompanha a menina autista Alice, de 12 anos, desembarcou em Portugal na manhã deste sábado (31). A viagem foi autorizada após intensa mobilização da família e decisão judicial.

Teddy partiu do Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), no Rio, na sexta-feira, acompanhado pelo treinador Ricardo Cazorotte e pela irmã de Alice, Hayanne Porto. Segundo o pai da criança, Renato Sá, o animal chegou bem e está passando por uma reintegração com a criança.

A família tentava levar o cão ao exterior desde março. O embarque foi negado duas vezes pela companhia aérea, inclusive no último sábado (24), mesmo após decisão judicial favorável emitida pela 5ª Vara Cível de Niterói.

A ida de Teddy tem o objetivo de oferecer suporte emocional a Alice e ajudá-la em momentos de crise relacionados ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). Antes do embarque ser autorizado, a Justiça do Rio havia agendado uma audiência para a próxima semana, mas o caso foi solucionado antes disso.

Na época, a TAP alegou que o embarque colocaria em risco a segurança do voo e que a ordem judicial violava o manual de operações da empresa. “Reforçamos que jamais poremos em risco a segurança dos nossos passageiros, nem mesmo por ordem judicial. [?] Foram dadas alternativas de transporte para o animal, que não foram aceitas pelo tutor”, declarou a companhia.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS