RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Capes anuncia pagamento de bolsas de pós-graduação via Pix

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), ligada ao MEC (Ministério da Educação), principal agência de fomento à pesquisa do país, anunciou na última semana que vai começar a efetuar o pagamento das bolsas de pós-graduação pela modalidade Pix.

A divulgação consta em ofício assinado pelo coordenador de bolsas institucionais no país, Flávio Henrique Santos, no dia 3 de abril, e passa a valer para os pagamentos já feitos a partir deste mês.

Segundo o documento, a Capes é o primeiro órgão do governo federal a adotar a iniciativa de pagamento via Pix a um grande quantitativo de beneficiários. “A expectativa é utilizar esse instrumento em todos os pagamentos de bolsas com Pix, a partir do início de abril (…), o que trará agilidade ao repasse do benefício, eliminando o prazo de 48 horas úteis para compensação bancária”, diz o texto.

Em carta destinada às pró-reitorias de pós-graduação no país, a agência recomenda aos programas de pesquisa orientar os bolsistas para que verifiquem se a conta está apta a receber depósitos via Pix. “A Capes ressalta que a mudança para transação Pix não exigirá qualquer alteração no cadastro dos bolsistas e, por isso, os pagamentos continuarão a ser realizados utilizando os dados bancários (banco, agência e conta) cadastrados na base de dados da Capes”, completa o texto.

Atualmente, há 103.250 bolsistas vigentes no país que recebem o auxílio da Capes, sendo 47.188 de mestrado, 52.895 de doutorado, 3.144 na modalidade pós-doutorado e 23 professores visitantes, segundo o portal Geocapes (Sistema de Informações Georreferenciadas Capes). Destes, a maior concentração de bolsistas está no estado de São Paulo, com 24.132 bolsas vigentes, seguido de Rio de Janeiro (12.801) e Rio Grande do Sul (11.441).

AMPLIAÇÃO DE BENEFICIÁRIOS

Também na quinta-feira (3), a Capes anunciou a ampliação da concessão de bolsas ao Sistema Nacional de Pós-Graduação, responsável por regular e promover a pós-graduação no país, para o período de março de 2025 a fevereiro de 2026. Segundo o órgão, serão 594 novas bolsas distribuídas por meio dos programas institucionais e 294 na cota das pró-reitorias, totalizando uma ampliação de 887 benefícios.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.