RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Casa Branca diz que técnica Amy Gleason é chefe do Doge, não Elon Musk

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Depois de semanas sem responder quem estava formalmente à frente do Doge (Departamento de Eficiência Governamental), a iniciativa de cortes de gastos radicais comandada por Elon Musk, o governo Donald Trump disse nesta quarta-feira (26) que a técnica Amy Gleason é a administradora do órgão, e não o bilionário dono do X e da SpaceX.

O governo Trump foi pressionado a nomear formalmente uma pessoa responsável pelo Doge, após afirmar em um processo judicial que o bilionário Elon Musk não tem autoridade sobre o programa.

O papel de Musk é um problema em processos judiciais que contestam a legalidade das ações do Doge, incluindo o acesso a sistemas de pagamento governamentais sensíveis.

Em uma audiência sobre um caso que tenta bloquear o acesso da equipe do Doge aos sistemas do Departamento do Tesouro, uma juíza federal pressionou repetidamente um advogado do governo para esclarecer quem está no comando. “Onde está o Sr. Musk em tudo isso?” perguntou a juíza distrital dos EUA Colleen Kollar-Kotelly.

Gleason, ex-funcionária do Serviço Digital dos EUA, atuou na primeira administração Trump. Após a posse do presidente americano em 20 de janeiro, o Serviço Digital foi renomeado para Doge e está reduzindo radicalmente o governo federal, incluindo milhares de cortes de empregos.

Um funcionário da Casa Branca disse que Gleason atuou como ligação com outras agências. Não ficou claro se Gleason foi nomeada para o cargo recentemente ou se já o ocupava há algum tempo.

O perfil no LinkedIn diz que ela trabalha como conselheira sênior desde o mês passado.

A ordem executiva que estabeleceu o Doge disse que a administradora reporta-se à chefe de gabinete da Casa Branca, Susie Wiles.

O perfil de Gleason no LinkedIn também mostra que ela trabalhou como consultora independente e diretora de produtos em uma empresa de capital de risco em saúde e em uma organização de saúde rural.

Em um processo judicial no início deste mês, a Casa Branca disse que Musk era funcionário da Casa Branca e conselheiro sênior do presidente. A administração afirmou que Musk é um “funcionário especial do governo” não remunerado, o que significa que seu papel é temporário.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.