Castro nomeia novo presidente da Fundação Saúde após caso de órgãos transplantados com HIV

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), nomeou o médico Marcus Vinicius Dias como novo diretor executivo da Fundação Saúde nesta terça-feira (22). A empresa pública, vinculada à Secretaria Estadual de Saúde, é responsável pela gestão das unidades de saúde no estado fluminense.

Foi a instituição que realizou o contrato com o PCS Lab Saleme, laboratório investigado por emitir laudos com falso negativo para HIV, o que resultou na infecção de seis pacientes transplantados.

“A nomeação do novo diretor da Fundação Saúde corrobora com a transparência e segurança com que estamos atuando desde o início das investigações sobre o caso. A mudança também assegura que não haja interferências internas nas apurações que estão sendo realizadas”, afirmou Castro, em nota.

A nomeação ocorre um dia depois da exoneração de todos os membros da diretoria da Fundação Saúde nesta segunda (21).

Renunciaram aos cargos: João Ricardo da Silva Pilotto, diretor executivo, Alessandra Pereira, diretora administrativa e financeira, Bruno Klein, diretor de recursos humanos, Débora Teixeira, diretora de planejamento e gestão, Carla Boquimpani, diretora técnico-assistencial, e Luiz Romano Quagliani, diretor jurídico.

A curto prazo, a nova gestão terá como metas, “modernizar e atualizar a organograma funcional do órgão; escolher para o cargo de diretor jurídico um procurador do estado; dar celeridade aos processos licitatórios; e intensificar o perfil assistencial médico de alta complexidade das unidades geridas pela Fundação Saúde”, segundo informou o governo do estado.

Nas redes sociais, Marcus Vinicius Dias mostra relação próxima com políticos do PP (Progressistas), como o deputado federal e ex-secretário de Saúde do estado do Rio Doutor Luizinho, atual líder do partido na Câmara dos Deputados, bem como do ex-governador Francisco Dornelles, morto em 2023.

O novo diretor executivo da Fundação Saúde aparece em diversas postagens ao lado de Doutor Luizinho, que tem sua influência na instituição investigada pelo Ministério Público e Polícia Federal.

Servidor de carreira do Ministério da Saúde há mais de 15 anos, Marcus Vinicius Dias ocupou os cargos de coordenador-geral de assistência, direção-geral dos hospitais federais e secretário-executivo da pasta.

O médico é, atualmente, diretor-geral o Hospital estadual Azevedo Lima, em Niterói, na região metropolitana do Rio, além de ser conselheiro de administração da Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio).

Também foi vice-presidente do Instituto Vital Brasil e diretor-geral do Hospital Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

Marcus Vinicius é formado pela UFF (Universidade Federal Fluminense), com residência em ortopedia pelo Into (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia). O médico possui MBA em gestão em saúde pela USP (Universidade de São Paulo), pós MBA pelo COPPEAD-UFRJ (Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro) e mestrado em economia pelo Ibmec.

ALÉXIA SOUSA / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS