SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Catalyst 2030, movimento lançado no Fórum Econômico Mundial em 2020 para impulsionar iniciativas de inovação social ao redor do mundo, terá dois novos diretores, Gaby Arenas de Meneses e Fredrik Galtung.
A colombo-venezuelana e o colombo-norueguês compartilharão a função antes desempenhada por Jeroo Billimoria, cofundadora da coalizão global, que passa a presidir o conselho da organização.
Sob nova direção, o Catalyst 2030 inicia fase de crescimento, em que buscará expandir seu alcance e ampliar sua influência global, por meio da promoção de inovação em larga escala, colaboração entre diversos atores e geração de mudanças sistêmicas profundas.
Com mais de 20 anos de experiência como empreendedora e 16 anos no terceiro setor, Gaby assume o cargo de codiretora comunitária, tornando-se a primeira mulher latina a liderar um movimento global de inovação social.
Ela têm mais de uma década de experiência na liderança de projetos e organizações globais de impacto colaborativo. Como consultora de projetos de desenvolvimento social, suas áreas de atuação incluem arte, inovação na educação, integração de populações vulneráveis e bem-estar.
Graduou-se em comunicação social pela Universidade Católica Andrés Bello, na Venezuela, e fez mestrado com ênfase em análise da violência, construção da paz e direitos humanos. Também foi bolsista de paz do Rotary, especializando-se em estudos de paz na Universidade Chulalongkorn, na Tailândia.
A escolha de Gaby para a diretoria reflete o esforço do Catalyst 2030 em promover vozes do chamado Sul Global, que representam mais de 64% dos membros do movimento.
Já Fredrik atuará como codiretor de recursos. Com mais de 20 anos de experiência como empreendedor social e trabalho em desenvolvimento internacional, ele cofundou e participou de organizações dedicadas a promover transparência, integridade, adaptação climática e impacto social ao redor do mundo.
Por exemplo, foi chefe de pesquisa da organização sem fins lucrativos anticorrupção Transparência Internacional e um dos fundadores da Integrity Action, rede de ONGs, universidades e formuladores de políticas.
Atualmente, é diretor-executivo da TrueFootprint, iniciativa que fortalece a agricultura regenerativa a partir do protagonismo comunitário e da colaboração entre desenvolvedores de projetos e empresas do ramo alimentício.
Além disso, participou de projetos em mais de 40 países e aconselhou cinco presidentes e primeiros-ministros na África, Ásia e América Latina, assim como empresas, organizações internacionais e instituições financeiras de desenvolvimento.
Graduado pela Universidade de Cambridge, tem também mestrado em ciência política pela Universidade do Havaí.
Gaby e Fredrik buscarão alcançar resultados mais impactantes e dar continuidade ao trabalho do Catalyst 2030 realizado sob a liderança de Jeroo Billimoria.
Durante esse período, o movimento aumentou seu número de membros para mais de 5.000 pessoas em 140 países, elevou o engajamento dos capítulos globais em 84% e formou 121 parcerias.
VICTÓRIA PACHECO / Folhapress