RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

CEO da Mistral diz que volatilidade dos EUA sob Trump beneficia IA europeia

BARCELONA, BARCELONA (FOLHAPRESS) – Arthur Mensch, CEO da startup francesa de inteligência artificial Mistral, disse nesta terça-feira (4) no MWC (Mobile World Congress) que a volatilidade política e econômica do novo governo Donald Trump pode impulsionar o desenvolvimento da inteligência artificial na Europa.

“Houve um alerta após a volatilidade nos EUA para as empresas europeias, de que elas deveriam reduzir sua dependência da tecnologia americana. É importante usar a tecnologia dos EUA porque, em muitas áreas, eles são o único fornecedor, mas em outras há um ecossistema local com o qual as empresas europeias querem trabalhar”, disse.

A Mistral foi fundada em 2023 por Mensch, ex-pesquisador do DeepMind do Google, e ex-pesquisadores da Meta. Hoje, a empresa é avaliada em cerca de US$ 6 bilhões e é considerada a principal rival europeia da OpenAI, dona do ChatGPT.

“Vemos um grande aumento da ambição em torno de projetos de IA na Europa em 2025, e acho que isso vem das mudanças da política americana”, disse Mensch.

Para Mensch, o principal problema da UE em relação ao desenvolvimento tecnológico não é o excesso de regulação, mas a fragmentação do mercado.

“O fato de termos 27 empresas de telecomunicações em vez de três significa que temos que manter mais de 90 conversas antes de começar a fazer algo”, disse.

O executivo, no entanto, vê com otimismo uma mudança recente na abordagem do bloco em relação à tecnologia.

Em fevereiro, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou um investimento de 50 bilhões de euros para reforçar os programas de IA do bloco. O montante se soma a outros 150 bilhões de euros prometidos por fornecedores, investidores e empresas do bloco.

“Houve um alerta na Comissão Europeia de que precisávamos acelerar, de que a regulamentação não deveria ser o foco, para garantir que tenhamos uma tecnologia de IA soberana adequada na Europa”, disse.

Mensch também aproveitou a presença na feira de telefonia para destacar o potencial da integração da inteligência artificial às empresas de telecomunicações. Em fevereiro, a Mistral lançou o aplicativo Le Chat, chatbot do seu modelo para celulares iOS e Android.

“A Europa tem muito a oferecer em infraestrutura, como a energia. As telcos têm uma oportunidade para investir em data centers e se tornarem provedoras de serviços na nuvem”, disse.

“Vimos esse modelo funcionar em diferentes partes do mundo, e montar um data center não é tão diferente de conectar fibra óptica às casas, então agradeceríamos investimentos locais em centros de dados”.

Para o futuro da IA, Mensch diz esperar uma maior contribuição das empresas para o treinamento do modelo, que é de código aberto assim como o da chinesa DeepSeek e o da Meta.

Enquanto os funcionários da Mistral tentam garantir que ele seja bom em matemática, uma interação maior com companhias poderia melhorar suas habilidades em investimentos, manufatura e logística, disse o executivo.

O repórter viajou a convite da Honor

GUSTAVO SOARES / Folhapress

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.