RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Chefe das Forças Armadas de Israel renuncia

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O chefe das Forças de Defesa de Israel, general Herzi Halevi, renunciou ao cargo nesta terça-feira (21) e alegou que tinha responsabilidade pelo “fracasso” de 7 de outubro de 2023.

General alegou que Exército falhou em defender israelenses durante a ofensiva do Hamas. O ataque terrorista surpresa no sul de Israel deixou mais de mil mortos e iniciou uma guerra que durou mais de 15 meses.

Halevi pediu para ser dispensado das operações militares em 6 de março. Em carta, ele afirmou que o Exército israelense não foi bem-sucedido em parar o ataque.

Renúncia ocorre três dias após início de acordo de cessar-fogo. Até o momento, três reféns foram trocadas por 90 prisioneiros palestinos. A expectativa é de que outras quatro reféns sejam entregues a Israel no próximo sábado.

“Reconhecendo minha responsabilidade pelo fracasso do Exército em 7 de outubro. Em um momento em que o Exército está registrando sucessos significativos em todas as frentes e um novo acordo de libertação de reféns está em andamento, peço para ser dispensado de minhas funções em 6 de março de 2025”, disse Herzi Halevi, em carta de renúncia.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.