Chefe das Forças Armadas diz que há tentativa de golpe de Estado contra Maduro

CARACAS, VENEZUELA (FOLHAPRESS) – Ecoando o que diz o ditador Nicolás Maduro, seu ministro da Defesa, Vladimir Padrino López, afirmou na manhã desta terça-feira (30) que há uma tentativa de golpe de Estado em curso no país e a atribuiu a “interesses do imperialismo norte-americano”.

As falas ampliam o temor de repressão na Venezuela em um dia para o qual estão marcados pelo país atos da oposição liderada pelo candidato Edmundo González e por María Corina Machado e que sucede uma segunda-feira (29) marcada por cenas de protesto e violência.

A oposição e parte da comunidade internacional têm afirmado que houve fraude no processo eleitoral que anunciou Maduro como vencedor com 51,2% dos votos para um terceiro mandato de mais seis anos.

Padrino López disse que ao menos um policial está morto e que mais de 30 ficaram feridos em confrontos que tentaram disturbar a paz. Não menciona, porém, as informações sobre os civis. Organizações e a oposição denunciam uma onda de prisões e agressões.

A ONG Foro Penal há pouco atualizou seu balanço e afirma que até a manhã desta terça-feira havia 132 pessoas presas e ao menos seis assassinadas, informações que não puderam ser confirmadas de forma independente. Há um bloqueio de veículos locais de comunicação que não podem ser acessados na Venezuela.

Esta notícia está em desenvolvimento.

MAYARA PAIXÃO / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS