RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Chico Buarque canta ‘Cálice’ com Gilberto Gil em show no Rio

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Chico Buarque foi o convidado especial de Gilberto Gil no show “Tempo Rei” deste domingo (1º), na Marina da Glória, no Rio de Janeiro.

A participação causou surpresa nos fãs, pois Chico é figura rara nos palcos, com algumas exceções, como os shows de verão da Mangueira e suas próprias turnês, realizadas uma vez a cada cinco ou seis anos, sempre após o lançamento de novos trabalhos musicais.

Os dois cantaram juntos “Cálice”, música composta pela dupla para o show Phono 73, no Anhembi, em São Paulo. No dia da apresentação, eles souberam que a canção havia sido censurada e decidiram cantá-la sem a letra, usando palavras aleatórias.

“Assim que começaram, o microfone de Chico foi desligado. Irritado, ele buscou outro microfone, que também foi desativado —e assim sucessivamente, até que ele se rendeu, dizendo: Vamos ao que pode, e cantou ‘Baioque’”, conta o livro “Chico Buarque”, de Wagner Homem, sobre letras do cantor e compositor.

Desta vez, cinco décadas depois, a música, um hino de resistência à ditadura militar, foi cantada com a letra completa. No palco, os dois trocaram carinhos.

“Estou chorando com esse dueto histórico. É a primeira vez que testemunho os dois cantando ‘Cálice’ juntos”, reagiu a cantora Daniela Mercury. “Momento lindo e histórico”, disse Preta Gil.

Em uma entrevista publicada no acerto de Gil no Google Arts & Culture, Chico conta que “Cálice” foi composta no apartamento em que morava, na Lagoa, no Rio.

“Servi uma bebida amarga, um Fernet Branca, e ele começou a dedilhar o violão e a cantarolar toda a primeira parte da canção, música e letra. Fiquei de compor a música da segunda parte, cuja letra dividimos por igual. A canção ficou um bom tempo censurada”.

“Gil & Chico, um encontro certamente muito aguardado. Gil sempre soube que o tempo rei lhe daria razão”, escreveu a equipe do cantor baiano no Instagram.

No sábado (31), também na Marina da Glória, o convidado de Gil foi Djavan. Eles cantaram juntos “Estrela”, música composta em 1997. Também no sábado, o cantor recebeu os músicos Liminha, Celso Fonseca, Jorge Gomes e Serginho Chiavazzoli, parceiros de longa data e gravações de apresentações do artista.

Gil fará um novo show da turnê em São Paulo, após esgotar quatro datas em abril. A nova apresentação será no dia 18 de outubro, no Allianz.

CRISTINA CAMARGO / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS