RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Chico Buarque tem alta do hospital após cirurgia no crânio na terça-feira

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O cantor e compositor Chico Buarque, 80, teve alta nesta quinta-feira (5) após ter sido submetido, na última terça (3), a uma cirurgia cerebral para tratar uma hidrocefalia.

A informação foi confirmada por sua assessoria de imprensa. Os médicos avaliaram que ele teve uma boa recuperação após o procedimento e saiu do hospital nesta manhã acompanhado de sua mulher, Carol Proner, e já está em casa.

Na quarta-feira, o neurocirurgião Paulo Niemeyer, que conduziu o procedimento, afirmou à Folha que o problema de saúde enfrentado por Chico é muito comum a partir dos 70 anos e é causado pelo acúmulo de líquido nos ventrículos cerebrais, o que aumenta a pressão dentro do crânio.

“Esse líquido é produzido dentro do cérebro e que tem que circular para ser absorvido. E com a idade, às vezes, essa circulação pode ficar um pouco prejudicada e começa a reter o líquido”, explica o médico.

Ele afirma que muitas pessoas convivem com o problema, mas ele pode trazer desequilíbrios e dificuldade de mudar de posição, como sentar, levantar e se virar, e alterações no padrão de caminhada. “A pessoa fica insegura quando anda, pode trazer alguma instabilidade na marcha.”

Segundo o neurocirurgião, Chico já estava investigando esses sintomas há algum tempo. “Mas não se chegava muito a uma conclusão. E até que essa hidrocefalia apareceu e a gente achou que tinha que tratar.”

A cirurgia envolveu a implantação de uma válvula no centro do cérebro, conectada a um cateter que desce por baixo da pele até a barriga. Quando a pressão aumenta, a válvula, que parece uma moeda fina, abre, drena o excesso de líquido, ele vai para a corrente sanguínea e sai pela urina.

Nos últimos anos, Chico já passou por uma cirurgia na coluna, em 2021, para cuidar de um estreitamento anormal das vértebras por onde passa a medula, além de ter feito uma artroscopia no joelho direito, em 2023, devido ao desgaste da articulação.

No último domingo (1º), Chico foi o convidado especial de Gilberto Gil no show “Tempo Rei”, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro. Os dois cantaram juntos “Cálice”, música composta pela dupla para o show Phono 73, no Anhembi, em São Paulo. No dia da apresentação, eles souberam que a canção havia sido censurada e decidiram cantá-la sem a letra, usando palavras aleatórias.

A participação causou surpresa nos fãs, pois Chico é figura rara nos palcos, com algumas exceções, como os shows de verão da Mangueira e suas próprias turnês, realizadas uma vez a cada cinco ou seis anos, sempre após o lançamento de novos trabalhos musicais.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.