RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

China confirma que Xi vai desfalcar cúpula esvaziada do Brics no Rio

PEQUIM, CHINA (FOLHAPRESS) – O Ministério do Exterior chinês confirmou nesta quarta-feira (2), em Pequim, que o primeiro-ministro Li Qiang vai representar o país na 17ª cúpula do grupo Brics, de 5 a 8 de julho no Rio de Janeiro. O órgão não informou o motivo para o líder Xi Jinping não comparecer.

Também já anunciaram suas ausências os chefes de Estado da Rússia e do Egito, Vladimir Putin e Abdel Fattah al-Sisi. Outros dois que decidiram enviar representantes em vez de aceitar o convite brasileiro foram os presidentes da Turquia, Recep Erdogan, e do México, Claudia Sheinbaum.

Em fevereiro, o chanceler chinês, Wang Yi, já havia informado o assessor do Palácio do Planalto, Celso Amorim, que Xi estava com “dificuldades de agenda” para participar da cúpula, sem detalhar quais.

Pouco antes, em novembro, o líder havia visitado o presidente Lula, que rejeitou então a entrada do Brasil na Iniciativa Cinturão e Rota, programa para investimento em infraestrutura, frustrando os projetos chineses para o setor no país. Brasília recusou até mesmo o casal de pandas oferecido por Pequim durante as negociações.

Com a viagem de Lula em maio para o Fórum China-Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e do Caribe), que vinha sendo cobrada por Pequim, a expectativa era de que Xi retribuísse na cúpula Brics. A viagem resultou no anúncio de inversões de empresas chinesas no Brasil, mas não diminuiu a resistência ao encontro no Rio.

Além do Brasil, o premiê chinês também deve visitar o Egito, de 9 a 10 de julho, segundo o Ministério do Exterior.

NELSON DE SÁ / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS