RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

China faz novos exercícios militares ao redor de Taiwan

PEQUIM, CHINA (FOLHAPRESS) – O Exército chinês realizou nesta terça-feira (1º) novas manobras militares ao redor de Taiwan com forças navais, aéreas e de mísseis para ensaiar um bloqueio da ilha de governo democrático.

O Exército qualificou os exercícios como um “firme aviso e enérgica dissuasão” aos supostos separatistas de Taiwan, um território que Pequim reivindica como seu.

O governo de Taiwan, que possui seu próprio Exército, mobilizou aviões e navios de guerra e ativou o sistema terrestre de mísseis de defesa.

“Essas manobras se concentram principalmente em patrulhas de preparação para combate marítimo e aéreo, a tomada conjunta de superioridade geral, e o bloqueio de áreas-chave e rotas marítimas”, afirmou o coronel Shi Yi, porta-voz chinês.

Em um comunicado posterior, a porta-voz do Escritório de Assuntos de Taiwan da China, Zhu Fenglian, advertiu que o independentismo da ilha “significa guerra, e buscar a ‘independência de Taiwan’ é empurrar o povo taiwanês para uma perigosa situação de guerra”.

Por sua vez, a guarda costeira chinesa indicou em um comunicado que realizou “patrulhas em águas ao redor da ilha de Taiwan”, onde efetuou tarefas contra navios cuja presença é “injustificada”.

Segundo o Ministério da Defesa taiwanês, a China enviou o grupo de porta-aviões Shandong e outros navios e aviões como parte da manobra.

A defesa taiwanesa indicou que havia detectado um total de 19 navios militares chineses e que está “monitorando de perto o movimento do grupo do porta-aviões chinês Shandong e outros aviões e navios que ingressaram na zona taiwanesa de resposta”.

Nos simulacros, as forças armadas chinesas “se aproximam da ilha de Taiwan a partir de múltiplas direções”, indicou Shi, ao descrever a manobra como “uma ação legítima e necessária para salvaguardar a soberania e unidade nacional da China”.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS