CAJAMAR, SP (FOLHAPRESS) – A cidade de Cajamar, na Grande São Paulo, sofreu com uma tempestade na tarde deste domingo (29). A chuva causou prejuízos materiais em vários bairros do município. Não há informações sobre feridos.
Os ventos fortes e a queda de granizo provocaram danos em veículos, destelhamentos de casas e atingiram um shopping da região.
Segundo a Defesa Civil do estado de São Paulo, “equipes estão em campo contabilizando os prejuízos, com o acompanhamento do CGE”. A contabilidade do órgão é que ao menos 80 residências foram danificadas.
No estacionamento do Anhanguera Parque Shopping havia pelo menos cinco carros com vidros quebrados, além de dezenas com a lataria amassada.
Relatos de moradores apontam que várias residências e comércios estão sem energia elétrica. Segundo a Enel, as chuvas que atingiram a Grande São Paulo neste domingo não afetaram o sistema de distribuição de energia.
Em nota, a empresa afirma que 0,53% dos mais de 8 milhões de clientes da distribuidora (ou cerca de 43 mil) foram afetados, “o que segue dentro do padrão dos atendimentos realizado diariamente pela companhia. Técnicos da distribuidora seguem em campo atuando nessas ocorrências”.
Nas redes sociais, internautas postaram fotos e vídeos ressaltando a força da tempestade e destacando os prejuízos sofridos.
Ao menos dois muros no bairro do Portal dos Ipês caíram com a força da chuva. Na região da rua das Amarilis, a via alagou e a água invadiu um comércio.
O muro do condomínio Doce Vida na rua das Amarílis, em Cajamar, cedeu. No local onde o muro caiu, há canos estourados. Os moradores desse condomínio afirmaram estar sem água. Algumas janelas de um outro condomínio, na rua dos Flox, quebraram devido ao granizo.
Outras cidades do interior de São Paulo também registram fortes tempestades neste domingo, mas sem vítimas ou danos materiais até o momento.
As cidades no entorno de Assis, Ourinhos, Itapevi, Cotia, Araraquara, São Carlos, São José dos Campos e Campinas apresentam ventos fortes, chuva e raios.
Segundo a Defesa Civil do Estado, em São José dos Campos existe um ponto de alagamento na rua Conde Francisco Matarazzo, no Jardim Telespark. As equipes permanecem em campo realizando vistorias em áreas de risco.
VINÍCIUS BARBOZA / Folhapress