RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Chuva de meteoros Perseidas atinge pico deste domingo até terça-feira

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A chuva de meteoros Perseidas atingirá seu pico entre este domingo (11) e a próxima terça-feira (13). No Brasil, ela poderá ser acompanhado sobretudo por quem estiver na região Norte.

Durante a atividade máxima, podem ser observados até cem meteoros por hora. O fenômeno é conhecido por bolas de fogo, que, de acordo com a Nasa, são explosões maiores de luz e cor que ficam mais tempo presentes no céu, em relação aos rastros dos meteoros.

O Observatório Nacional afirma que, considerando que a Lua estará 50% iluminada no momento de pico da chuva de meteoros, a visualização será possível a partir da meia-noite até o nascer do Sol.

O fenômeno é visto anualmente entre julho e agosto. Sua origem são os detritos do 109P/Swift-Tuttle, um enorme cometa que leva 133 anos para orbitar o Sol.

A última passagem do corpo celeste pelo Sistema Solar interno foi em 1992, segundo a Nasa. Com isso, a sua próxima visita deve ser no próximo século.

Quem descobriu o cometa, em 1862, foram os astrônomos americanos Lewis Swift (1820-1913) e Horace Tuttle (1837-1923). Mas a conexão entre o corpo celeste e a chuva de meteoros só veio em 1865 e coube ao italiano Giovanni Schiaparelli (1835-1910), que também se dedicou a estudar Mercúrio, Vênus e Marte.

Abaixo, veja dicas para acompanhar o fenômeno.

*

A chuva de meteoros será visível da minha região?

Segundo o Observatório Nacional, a região Norte terá condições razoáveis para ver o fenômeno. No restante do país, a visualização deve ser mais fraca.

Para onde olhar?

A constelação de Perseu é o radiante da chuva de meteoros, ou seja, o ponto do céu de onde ela parece estar vindo.

Como ver ao vivo?

Veja a previsão do tempo. Um céu encoberto dificultará muito qualquer tentativa de visualização.

Afaste-se dos centros urbanos. A poluição luminosa —as luzes artificiais, como as de postes— prejudica a visibilidade da chuvas de meteoros. Afastar-se de centros urbanos ou procurar por grandes parques pode ajudar em uma boa apreciação do fenômeno.

Olhe para o céu. Algo óbvio para ver uma chuva de meteoros, mas a intenção aqui é dizer que, quanto maior a fatia do céu que você consiga ver, melhor. Os meteoros podem aparecer em qualquer lugar. Mas, sabendo que os meteoros vêm da constelação de Perseu, aplicativos astronômicos podem ajudar a descobrir mais precisamente para onde olhar.

Fique no escuro. Caso não consiga sair de centros urbanos, é possível ao menos tentar tirar do seu campo de visão parte das luzes. Olhe para o céu e dê um tempinho para os seus olhos se acostumarem ao escuro. Caso tenha conseguido sair da cidade, é só se acomodar e ficar olhando para cima. Por isso, deitar pode ser a melhor forma para observar.

Consigo ver online?

Caso nenhuma das opções de visualização seja possível, você pode apelar para transmissões online da chuva de meteoros. O The Virtual Telescope Project, por exemplo, já tem uma transmissão agendada no YouTube (https://youtu.be/j88SM4IYbS0).

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS