RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Chuva diminui no RS, mas chega forte a Santa Catarina e Paraná no fim de semana

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – As tempestades que inundaram quase todo o Rio Grande do Sul, matando ao menos 154 pessoas, deixaram o estado e devem atingir boa parte de Santa Catarina e do Paraná neste fim de semana.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) divulgou nesta sexta-feira (17) um alerta de tempestade para uma faixa que abrange vale do Itajaí, serra catarinense, Grande Florianópolis, Blumenau, Joinville até a região metropolitana de Curitiba nestes sábado (18) e domingo (19).

Nesses locais, segundo o instituto, são previstos chuva entre 30 e 60 mm por hora ou 50 a 100 mm por dia, ventos intensos de até 100 km/h e queda de granizo. Devido ao temporal, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, quedas de árvores e de alagamentos.

Nas demais regiões de Santa Catarina e em quase todo o estado do Paraná a previsão também é de chuva, mas em menor volume, entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, além de ventos intensos entre 40 e 60 km/h. Há, porém, baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Já para o Rio Grande do Sul, a previsão é que ainda ocorram pancadas isoladas de chuva nos próximos dias, principalmente na faixa norte e na serra gaúcha.

Na capital Porto Alegre, o sábado deve transcorrer sem chuva, mas com muitas nuvens. Entretanto, no domingo há a possibilidade de chuvas isoladas. O volume não deve ser suficiente para fazer o nível do lago Guaíba subir, uma vez que está baixando lentamente com o fim dos temporais.

Em relação à temperatura, fará frio em toda a região Sul. Uma massa de ar polar está sobre o Rio Grande do Sul e vai chegar também a Santa Catarina e ao Paraná devido às chuvas.

Na Grande Porto Alegre, a temperatura vai variar entre a mínima de 11°C e a máxima de 16°C no sábado e de 11°C a 15°C no dia seguinte, o mesmo padrão observado nesta sexta. Em Caxias do Sul, na serra, o fim de semana terá valores entre 7°C e 14°C. E no extremo sul, em Bagé, a mínima será de apenas 4°C, com a máxima atingindo 15°C.

Nesta sexta-feira (17), a região sul do estado já foi a mais fria. Em Quaraí fez 2,1°C de madrugada. Em Bagé, 4,9°C; e em Dom Pedrito, 5,1°C.

Em Florianópolis, a temperatura ficará entre 14°C e 16°C no sábado e entre 14°C e 16°C no domingo. E em Curitiba, a variação será de 14°C a 20°C e entre 12°C e 19°C, respectivamente.

CLAUDINEI QUEIROZ / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS