BELO HORIZONTE, MG (FOLHAPRESS) – As fortes chuvas que atingiram Porto Alegre entre o final da tarde de quarta-feira (1º) e a manhã desta quinta (2) deixaram ruas e estações de trens alagadas, desabastecimento de energia elétrica e interromperam parte da cerimônia de posse do prefeito reeleito, Sebastião Melo (MDB).
De acordo com o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), foram 88 milímetros de chuvas em um período de 24 horas, mais da metade da média esperada para todo o mês de janeiro (144 milímetros).
No início da manhã desta quinta, um alagamento no entorno da estação São Pedro da Trensurb fechou também as estações Mercado e Rodoviária. Ao fim da manhã, a operação foi retomada.
Essas estações foram as mais impactadas pelas enchentes do ano passado na capital gaúcha e só foram reabertas no dia 24 de dezembro.
A falta de energia ainda obrigou o cancelamento de parte da cerimônia de posse de Melo, na quarta. O primeiro ato foi na Câmara Municipal, onde o prefeito assumiu o mandato junto da vice, Betina Worm (PL), e dos 35 vereadores eleitos.
A segunda parte da cerimônia aconteceria no Teatro Elis Regina, na Usina do Gasômetro, local em que tomariam posse os secretários da prefeitura. Por volta das 18h30 o evento foi cancelado, e Melo se deslocou para o Ceic (Centro Integrado de Coordenação de Serviços da Cidade) para monitorar os danos causados pela chuva.
Redação / Folhapress