SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo colocou a zona norte da cidade em estado de atenção para alagamentos às 16h55 desta terça-feira (25). Mas a situação demorou pouco, até 18h20, quando a chuva passou.
Segundo o órgão, áreas de chuva formadas pela entrada da brisa marítima começaram a atuar na cidade e as imagens do radar meteorológico do CGE mostraram chuva forte com potencial para queda de granizo na subprefeitura da Casa Verde.
No entanto, as pancadas não foram suficientes para provocar problemas no trânsito ou alagamentos.
A tarde desta terça começou com sol entre muitas nuvens e vento predominante de sudeste contra a costa paulista. A temperatura máxima chegou em média aos 28,2°C e os índices mínimos de umidade do ar em torno dos 45%, de acordo com os dados registrados nas estações meteorológicas automáticas do CGE.
“A brisa marítima já se faz presente a partir do extremo sul da capital, o que poderá gerar o surgimento de pancadas rápidas e isoladas de chuva, porém com baixo potencial para a formação de alagamentos”, informa o órgão municipal, destacando que até esta terça choveu na capital em março 84,1 mm, o que representa 47,5% dos 177,1 mm esperados para o mês.
A previsão já indicava a possibilidade de pancadas isoladas de chuva nesta terça, assim como havia da segunda. No entanto, o dia anterior passou sem precipitação.
Nas redes sociais, a Defesa Civil estadual divulgou chuva em outras regiões do estado, como em Franco da Rocha e Francisco Morato, na região metropolitana de São Paulo, e São José do Rio Preto, no norte.
CLAUDINEI QUEIROZ / Folhapress