Uma chuva forte, acompanhada de rajadas de vento, provocou a queda de uma estrutura metálica sobre 20 carros que estavam estacionados em um supermercado em Presidente Venceslau, no interior de São Paulo, na noite desta quinta-feira (7).
Segundo a Defesa Civil, uma pessoa ficou ferida e o local precisou ser interditado preventivamente. O ferido foi levado a uma Santa Casa da região.
A chuva provocou estragos também em Araçoiaba da Serra, onde ocorreram alagamentos, queda de muros e inundações.
Os bairros mais atingidos foram Salete, Portal Araçoiaba, Maria da Glória e Centro. Vinte e cinco imóveis foram parcialmente inundados e 100 pessoas ficaram desalojadas e foram encaminhadas para casas de familiares.
O lago municipal do Parque Balneário Joubert de Almeida Rocha transbordou na região central, o que provocou a inundação de ruas.
Não há registro de pessoas feridas ou desabrigadas. Equipes do Corpo de Bombeiros e secretarias realizam monitoramento nas áreas de risco.
Em Sorocaba choveu 80 mm em 12 horas, o que provocou pontos de alagamento em várias ruas da cidade. Dez casas foram alagadas no Jardim Sandra e 40 pessoas ficaram desabrigadas. Elas foram levadas para um centro educacional.
Com todo o estado em alerta de perigo para chuvas intensas emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), nesta sexta-feira (8) há risco de ocorrências de eventos hidrológicos em São Paulo.
De acordo com o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), devido à previsão de pancadas de chuva fortes, há possibilidade de alagamentos em áreas com deficiência de drenagem, enxurradas e inundações bruscas de córregos e canais urbanos.
Na região metropolitana de São Paulo o risco oscila entre moderado e alto, mas ele cresce na proximidade com o litoral paulista, principalmente da Baixada Santista.
CRISTINA CAMARGO / Folhapress