SÃO PAULO, Sp (UOL/FOLHAPRESS) – O município de Urupema, em Santa Catarina, registrou sensação térmica de -21ºC nesta quarta-feira (14). Outras cidades amanheceram abaixo de zero.
Urupema foi a cidade que registrou a menor temperatura no estado. Por volta das 4h, estava com -4,1?°C e, uma hora depois, a sensação térmica ficou na casa dos -20?°C, segundo a Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina).
Cidades nos planaltos e meio-oeste também atingiram marcas negativas. Apesar disso, a Defesa Civil informou que os ventos seguem soprando com intensidade fraca e o risco é moderado para desconforto térmico, agravamento de doenças cardiorrespiratórias e hipotermia.
Morador de Urupema mostrou água da torneira congelando. ” A água cai e já vai congelando, já viu isso? Incrível”, comentou a mulher que gravava o vídeo.
Para quinta (15), há risco de geada no estado catarinense. Parte oeste, norte, sul e grande Florianópolis podem ser as áreas atingidas. Umidade permanece baixa no dia de hoje.
Frio se deve a forte e intensa massa de ar fria que chegou ao Brasil. Fenômeno é a primeiro de 2024 em território nacional, informou o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia).
*
CONFIRA MENORES TEMPERATURAS
Bom Jardim da Serra -4 ºC
Urubici -3 ºC
Otacílio Costa -2,3 ºC
Ponte Alta do Norte -2 ºC
Campo Alegre -1,9 ºC
Rio Rufino -1,8 ºC
Itaiópolis -1,8 ºC
Redação / Folhapress