SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A cidade de São Paulo teve o dia mais quente do inverno nesta quarta-feira (23). Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), às 15h foi registrada a temperatura de 32,3ºC no mirante de Santana, na zona norte do município.
Até então, o dia mais quente deste inverno havia sido 11 de agosto, com 30.9ºC.
Uma massa de ar quente e seco, que inibe a formação de nuvens, provoca uma onda de forte calor em boa parte do país nesta semana -conforme o instituto, a temperatura poderá ficar até 5°C acima da média para o período até quinta em ao menos 12 estados, principalmente no Sudeste e no Centro Oeste.
Às 11h desta quarta, os termômetros já haviam registrado 30ºC no mirante da zona norte -foi o quarto dia do mês que essa faixa de temperatura é atingida.
Os menores índices de umidade se aproximaram dos 25%, de acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da Prefeitura de São Paulo -a OMS (Organização Mundial da Saúde) indica que a índice inferior a 60% é prejudicial à saúde.
Com previsão de se atingir até 34ºC nesta quinta (24), há a possibilidade de o município registrar o dia mais quente para um mês de agosto em 80 anos, desde que o Inmet começou a fazer a estatística, em 1943.
Conforme o instituto, que faz a medição nacional por meio de 750 estações meteorológicas, a maior máxima já registrada para o mês na capital paulista foi em 1952 e em 1955, com 33,1°C.
A marca desta quarta foi a oitava maior para um mês de agosto nestes 80 anos, conforme as estatísticas do Inmet.
“Historicamente, agosto é o mês mais seco na Capital paulista, e este ano, devido ao El Niño, está registrando temperaturas acima da média para o período”, afirma o meteorologista Thomaz Garcia, do CGE -a temperatura média máxima de agosto é de 24,2°C.
O El Niño é um fenômeno caracterizado pelo aquecimento anormal do Oceano Pacífico na região da linha do Equador, elevando as temperaturas globais.
No Brasil, o evento aumenta a chance de grandes volumes de chuva no Sul e eleva o risco de períodos mais secos no Nordeste e no Norte, explica o Inmet.
VIRADA DO TEMPO
Segundo o meteorologista, Franco Villela, do instituto, a chegada de uma frente fria no início da noite desta quinta pode fazer o paulistano viver extremos em um único dia.
A temperatura mínima no início da manhã de quinta deverá ser de 19ºC. Depois, ela deve subir, superando os 34ºC por volta das 14h, e entra em declínio no fim da tarde, com ventos trazendo umidade e ar mais frio.
“A amplitude térmica deverá ser grande nesta quinta-feira”, afirma.
De acordo com o meteorologista, a frente fria conseguirá romper o bloqueio da massa de ar quente para derrubar a temperatura.
A frente fria que vai avançar pelo Sul e em parte do Sudeste do país deverá provocar chuva e frio no fim de semana no município de São Paulo.
No sábado (26), por exemplo, a temperatura deverá oscilar entre 13ºC e 18ºC. No domingo, mais frio, a variação prevista é entre 11ºC e 15ºC.
CALOR NO ESTADO
No “verão” em pleno inverno, deu praia no litoral paulista nesta quarta-feira. A estação meteorológica do Inmet registrou 38,4ºC, às 16h, em Bertioga.
Essa foi a maior marca do dia no estado de São Paulo, aponta o instituto. A segunda temperatura mais alta foi medida em Valparaíso (a 564 km de SP), no oeste paulista, com 37,7°C. O registro foi feito às 15h.
FÁBIO PESCARINI / Folhapress