SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Pinheiro Machado, cidade de 11 mil habitantes no Rio Grande do Sul, registrou a queda de flocos de neve na madrugada desta quarta-feira (25), com temperatura de 2º C.
Moradores fizeram registros da neve e se preparam para temperaturas ainda mais baixas nas primeiras horas da manhã.
Por causa da onda de frio, a Secretaria de Educação da cidade suspendeu as aulas nas escolas municipais até sexta-feira (27).
Além disso, a prefeitura vai distribuir sopão para os moradores, das 16h às 17h, na escola Manoel Lucas Prisco. É preciso levar um recipiente para a retirada do alimento.
“A medida de suspensão das aulas foi tomada pensando na saúde e segurança de nossos alunos. E, ao mesmo tempo, buscamos uma forma de apoiar as famílias com a distribuição do sopão”, disse a secretária Jaqueline Castro dos Santos.
Em Caxias do Sul, na serra do Rio Grande do Sul, uma das pistas da BR-116 foi interditada nesta terça (24) devido ao acúmulo de gelo na pista.
O frio de 0º na madrugada congelou a estrada e a deixou escorregadia, o que causou dois acidentes sem gravidade.
Em Santa Catarina, a cidade de Urupema registrou a menor temperatura mínima do ano no país, com -8,2ºC às 4h, de acordo com o Epagri/Ciram.
Com ventos de até 45 km/h, a sensação térmica chegou na casa dos -19ºC na cidade catarinense.
A temperatura baixa cobriu campos de gelo e cristalizou vegetações.
Na serra do rio do Rastro, um dos cartões-postais de Santa Catarina, o frio congelou um chafariz e formou placas de gelo na pista.
Na noite de terça-feira (24) e durante a madrugada, a Polícia Militar Rodoviária de SC interrompeu trechos da rodovia estadual SC-390, na cidade de Lauro Müller, para espalhar uma tonelada de sal em pontos congelados da pista.
Segundo a Defesa Civil de SC, ao menos 47 cidades registraram mínimas negativas em Santa Catarina.
O frio também foi expressivo em Sao Joaquim (-7,7°C), Urubici (-6,6°C), Ponte Alta do Norte (-6°C), Otacílio Costa (-6°C) e Fraiburgo (-5,9°C)
A estação do Epagri/Ciram, no norte da ilha de Florianópolis, marcou 0,84°C às 7h. A última vez que a capital catarinense registrou temperatura na casa do zero grau foi em 2000.
Ao menos 11 cidades registraram mínimas negativas no Rio Grande do Sul, de acordo com o Climatempo. As madrugadas mais frias foram em Vacaria (-3,6°C), Serafina Corrêa (-3,3°C) e São José dos Ausentes (-2,3°C). Em Vacaria, a sensação térmica chegou a -9,7ºC
Também foi a manhã mais fria do ano em Porto Alegre, onde a temperatura mínima foi de 1,9ºC às 7h.
CRISTINA CAMARGO / Folhapress
