PORTO ALEGRE, RS (FOLHAPRESS) – Mais de dez cidades do Rio Grande do Sul já registraram, nesta terça-feira (17), danos causados pela chegada de temporais em todo o estado.
Na região central, cidades já registraram, em 24 horas, o volume de chuva esperado para todo o mês.
Em Santa Maria, a chuva passou dos 140 mm desde ontem, acima da média de 128 mm para o mês. Mais de 80 pessoas estão desalojadas e nove estão em abrigos da prefeitura. As chuvas também superaram a média mensal em Encruzilhada do Sul (157 mm, média de 128 mm) e São Vicente do Sul (137 mm, média de 126 mm).
Em Mata, também na região central, mais de 30 famílias precisaram sair de casa por causa de pontos de alagamento com até 80 centímetros de água em algumas áreas da cidade.
Também houve registros de danos na Fronteira Oeste, onde o granizo causou estragos em telhados de casas em Santana do Livramento e São Borja, onde as aulas foram canceladas nas escolas no interior devido à chuva forte e problemas de acesso.
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta vermelho até quinta-feira (19), indicando grande perigo de acumulado de chuva nas regiões oeste e central do Rio Grande do Sul. Outro alerta, válido para quinta, chama a atenção para chuvas em todo o estado. A previsão é que as precipitações persistam até o dia 20.
De acordo com o Climatempo, há possibilidade de que a chuva supere 200 mm em algumas localidades nesta terça.
Redação / Folhapress
