BELO HORIZONTE, MG (FOLHAPRESS) – Destinos tradicionais para as celebrações religiosas de Corpus Christi, as cidades históricas de Minas Gerais têm programações especiais para a data.
A confecção de tapetes coloridos nos trajetos por onde passam as procissões, uma das marcas desse feriado, será organizada nas principais cidades tradicionais do estado.
Em Ouro Preto, a produção começa a partir das 19h desta quarta-feira (18), diferentemente da programação feita pelas outras cidades, em que os fiéis se reúnem para a homenagem a partir das primeiras horas de quinta-feira (19).
Na antiga capital do estado, a procissão será realizada na manhã de quinta, após a missa no Santuário de Nossa Senhora da Conceição e seguirá até a Basílica de Nossa Senhora do Pilar.
Às 19h, está prevista uma nova celebração na igreja de Nossa Senhora do Pilar.
Na vizinha Mariana, a missa na catedral da cidade começa às 7h de quinta, no mesmo horário em que está prevista a produção dos tapetes de serragem nas ruas Direita e Josafá Macedo.
Para as 17h está marcada a missa na praça dos Ferroviários, com a participação das três paróquias da cidade.
Em Tiradentes, as cerimônias de Corpus Christi irão coincidir com a celebração de Santo Antônio, padroeiro da paróquia e da cidade.
A procissão sairá da matriz de Santo Antônio e passará pelas ruas Padre Toledo, Direita e da Câmara, que serão fechadas para veículos a partir da noite desta quarta. Os tapetes começam a ser produzidos a partir das 6h30 de quinta, e a procissão começa após a missa na Matriz de Santo Antônio, a partir das 15h.
As celebrações do padroeiro da cidade estão marcadas para o domingo (22).
Em Diamantina, os tapetes começam a ser produzidos a partir das 8h, no centro histórico, com concentração em frente à catedral. Em São João del Rei, a procissão também acontece após a missa das 15h, no largo do Rosário.
Na capital mineira, a procissão começa após a celebração eucarística, que acontece às 11h na igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, marco zero da cidade e casa da padroeira de Belo Horizonte.
A principal cerimônia da data acontece no estádio Mineirão, com o Torcida de Deus, considerado o maior evento católico de Minas. Os portões abrem às 11h45, com a procissão e a missa sendo celebradas a partir das 17h. O encerramento está previsto para as 19h30.
O evento marca os 50 anos de história da Arquidiocese de Belo Horizonte.
Redação / Folhapress
