SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Cinco pessoas estão presas numa caverna no sudoeste da Eslovênia.
O grupo ficou preso no sábado (6) após chuvas fortes que fizeram o nível da água subir no interior da na caverna Krizna Jama. Eles faziam um passeio de 8 km pela cadeira de lagos subterrâneos.
Três adultos da mesma família e dois guias estão na caverna. Todos estão bem, anunciou Igor Benko, chefe da Associação Espeleológica da Eslovênia.
Uma equipe de mergulhadores conseguiu alcançar o grupo na noite de sábado e levá-los para um lugar seguro e previsto para emergências. Eles receberam água, comida e um abrigo aquecido foi montado.
O grupo só poderá ser resgatado quando o nível da água abaixar. Uma nova equipe de mergulhadores será enviada ao local, que está a mais de 2 km de distância da entrada da caverna. A operação provavelmente levará de três a quatro horas.
Atualmente, 35 socorristas em cavernas, oito mergulhadores e 11 bombeiros estão envolvidos na operação de resgate. Krizna Jama é o quarto maior ecossistema subterrâneo conhecido no mundo em termos de biodiversidade, segundo a agência de notícias STA.
Redação / Folhapress