RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

CNBB suspende Assembleia dos Bispos de 2025 após a morte do papa Francisco

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) informou nesta terça-feira (22) que suspendeu a 62ª Assembleia Geral dos Bispos de 2025 em razão da morte do papa Francisco. O evento conta com a presença de religiosos de todo o país e ocorreria entre os dias 30 de abril e 9 de maio.

O evento, que é anual, só ocorrerá após a Páscoa de 2026. A nova data escolhida é entre os dias 15 a 24 de abril do próximo ano, também no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, no município de Aparecida, em São Paulo, segundo a CNBB.

A mudança foi decidida nesta segunda (21) em reunião extraordinária. A votação foi realizada pelo Conselho Permanente da CNBB, que concordou com a mudança para 2026, seguindo a data em que costuma ocorrer a assembleia.

Estamos em luto. Com o falecimento do nosso querido papa Francisco, toda a igreja agora se coloca em oração. É um momento muito especial da igreja que, durante esses próximos dias, estará rezando pela alma do santo padre, papa.

Dom Ricardo Hoepers, secretário-geral da CNBB

Anteriormente, a CNBB divulgou que estava fazendo neste mês diversas reuniões de alinhamento para a realização da assembleia. A ideia era que esse ano o evento abordasse muitos temas sobre a missão da igreja no Brasil e a realidade no país.

O QUE É A ASSEMBLEIA GERAL DA CNBB?

O evento sempre tem um tema de reflexão. No período é abordado, segundo a conferência, “assuntos pastorais, de ordem espiritual e de ordem temporal, daqueles relativos à missão da Igreja e dos problemas emergentes referentes às pessoas e à sociedade, sempre na perspectiva da evangelização”.

Quem participa? Cardeais, os arcebispos, os bispos diocesanos, auxiliares e coadjutores, além dos bispos eméritos e administradores diocesanos. Membros de organismos e pastorais da Igreja são convidados e podem comparecer ao evento.

As assembleias gerais da CNBB ocorrem desde 1953. A primeira foi realizada em Belém, no Pará, em conjunto com o 6º Congresso Eucarístico Nacional. As outras edições, de acordo com a conferência, foram feitas em cidades diferentes: Aparecida (SP), Serra Negra (SP), Goiânia (GO), Rio de Janeiro (RJ), Roma (Itália), São Paulo (SP), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Itaici (SP) e Porto Seguro (BA).

Desde 2011, na 49ª edição, a assembleia passou a ser realizada no Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida (SP). Este seria o 14º ano que a reunião dos bispos aconteceria na cidade da Padroeira do Brasil.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.