SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A CNF (Confederação Nacional das Instituições Financeiras), em parceria com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), premiou nesta terça-feira (22), 17 bancos com o “Selo de Prevenção a Fraudes”, desenvolvido pelas entidades para combater tentativas fraudes e golpes digitais.
A certificação é feita pela consultoria EY (Ernst & Young) e conta com oito pilares de avaliação, com 40 questões cada. A avaliação aborda quais as políticas de prevenção e mitigação de fraudes e golpes da instituição, se há cooperação e parcerias externas para combate a fraudes, como é a gestão de risco transacional e governança de segurança e a conscientização e divulgação sobre prevenção de fraudes e se há procedimentos rigorosos para a abertura de contas.
O objetivo, segundo a CNF, é garantir que as instituições financeiras cumpram rigorosos requisitos de prevenção, repressão e conscientização sobre atos criminosos dessa natureza, conforme as melhores práticas internacionais, de modo a fortalecer a integridade do sistema financeiro brasileiro como um todo.
“Ondas de ataques procuram elos fracos”, disse Eduardo Lopes, presidente da Zetta, na cerimônia de lançamento do selo e premiação das entidades que preencheram mais de 90% dos requisitos.
Além da Febraban, a Zetta associada à CNF que reúne instituições digitais, e outras instituições financeiras definiram conjuntamente os requisitos necessários para a certificação. A governança do selo ficou sob a liderança da CNF, com o objetivo de expandir sua adoção por outras instituições de pagamento.
A certificação será um processo anual e qualquer associado da CNF ou de um associado da Confederação pode se submeter à avaliação. Os bancos já premiados também serão reavaliados anualmente.
“Nossos associados promovem um trabalho ininterrupto no processo de conscientização e esclarecimentos da população, além de investirem anualmente cerca de R$ 4 bilhões em sistemas de segurança da informação para garantir a tranquilidade de seus clientes em suas transações financeiras cotidianas”, afirmou Isaac Sidney, presidente da Febraban, durante o evento desta terça.
As tratativas para a definição do Selo de Prevenção a Fraudes começaram em 2023, após uma alta expressiva em golpes bancários, especialmente via Pix.
*
VEJA OS 17 BANCOS QUE RECEBERAM O SELO DE PREVENÇÃO A FRAUDES:
1 – Banco BMG
2 – Bradesco
3 – Caixa Econômica Federal
4 – Banco C6
5 – Sicredi
6 – Sicoob
7 – Daycoval
8 – Banco do Brasil
9 – Inter
10 – Itaú Unibanco
11 – BS2
12 – Banco Pan
13 – Banco Safra
14 – Santander
15 – BTG Pactual
16 – BV
17 – Banco XP
JÚLIA MOURA / Folhapress