SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O CNU (Concurso Nacional Unificado) terá uma etapa de análise de títulos dos candidatos para alguns cargos. A chamada prova de títulos irá analisar documentos que comprovem cursos, pós-graduações ou até experiências profissionais na área dos inscritos que tiverem se classificado nas etapas anteriores.
A convocação dos selecionados para essa etapa será no dia 8 de outubro, via email e será preciso enviar os documentos nos dias 9 e 10 de outubro.
A etapa é classificatória, mas não eliminatória e pode aumentar a nota e trazer mais chances de conquistar uma vaga no funcionalismo federal.
O candidato deve verificar, no edital referente ao seu bloco, se o cargo escolhido tem prova de títulos. As regras de pontuação não são iguais para todos os blocos: os quadros de atribuição de pontos para a avaliação de títulos estão detalhados no anexo VI de cada um dos editais. O bloco 8, que exige nível médio, também terá análise de títulos.
Essa fase pode valer 5% ou 10% do total da nota final, porém depende do órgão e cargo da vaga. Um candidato com mais títulos pode ter a chance de ficar na frente de quem não tem o mesmo nível de experiência ou formação. O resultado preliminar da análise de títulos está previsto para o dia 4 de novembro.
Os documentos necessários são diplomas e declarações comprobatórias. Para títulos profissionais serão aceitos, principalmente, carteira de trabalho, termo de posse, contrato de prestação, recibo de pagamento, entre outros.
Os documentos devem comprovar experiência profissional ou educacional e precisam ter sido emitidos por uma autoridade do órgão ou empresa, com a data de início e término do trabalho realizado.
A prova do CNU foi aplicada no dia 18 de agosto. Com 2,1 milhões de inscritos e 970 mil participantes, a seleção teve abstenção de 54,12%. A data inicial do exame foi adiada após as chuvas no Rio Grande do Sul.
O concurso tem oito blocos de vagas, cada um com cinco eixos temáticos. Ao todo, os participantes fizeram 36 provas, somando entre discursivas e objetivas, além de uma redação.
*
CONFIRA O CALENDÁRIO DO CNU
Eventos – Data
Disponibilização da imagem do cartão de resposta do candidato – 10 de setembro
Divulgação das notas finais das provas objetivas e da nota preliminar da discursiva; convocação para o envio de títulos (via upload) – 8 de outubro
Prazo para entrar com recurso pedindo revisão das notas da prova discursiva – 8 e 9 de outubro
Envio dos títulos – 9 e 10 de outubro
Divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas da prova discursiva e convocação para o procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros e da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos indígenas (exclusivamente para os cargos da Funai) – 17 de outubro
Prazo para perícia médica (avaliação biopsicossocial) de quem se declarar com deficiência – 17 a 25 de outubro
Procedimento de verificação da condição declarada para concorrer às vagas reservadas aos candidatos negros e indígenas – 2 e 3 de novembro
Resultado preliminar da avaliação de títulos – 4 de novembro
Prazo para apresentar recursos quanto ao resultado preliminar da avaliação de títulos – 4 e 5 de novembro
Divulgação dos resultados preliminares da avaliação da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos concorrentes às vagas reservadas para negros e indígenas e da avaliação biopsicossocial dos candidatos que se declararem com deficiência – 13 de novembro
Prazo para apresentar recursos quanto aos resultados preliminares da avaliação da veracidade da autodeclaração de candidatos concorrentes às vagas reservadas para negros e indígenas e da avaliação biopsicossocial de quem se declarar com deficiência – 13 e 14 de novembro
Divulgação do resultado dos pedidos de revisão das notas dos títulos – 19 de novembro
Previsão de divulgação dos resultados finais – 21 de novembro
LARYSSA TORATTI / Folhapress