RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Com ataques, Israel prepara destino amargo para si, diz líder supremo do Irã

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Poucas horas após Israel bombardear o Irã em um aumento dramático das tensões no Oriente Médio, o líder supremo do país persa, o aiatolá Ali Khamenei, 86, fez pronunciamento nesta sexta-feira (13) em que prometeu vingança e afirmou que Tel Aviv “preparou um destino amargo” para si.

“O regime sionista [Israel] revelou sua natureza vil e lançou nesta manhã sua mão perversa e sangrenta em um crime contra o Irã. Com este ataque, o regime sionista preparou um destino amargo e doloroso para si mesmo, que certamente receberá”, disse Khamenei em declaração lida na TV estatal iraniana.

Segundo o aiatolá, que não mencionou os Estados Unidos em seu pronunciamento, vários comandantes e cientistas foram mortos durante a ofensiva. Ele disse ainda que centros residenciais foram atingidos. Tais ações, acrescentou, merecem uma “punição severa”. “A mão poderosa das Forças Armadas da República Islâmica não o abandonará”, afirmou.

Israel bombardeou o Irã depois que negociações nucleares entre o país persa e os EUA de Donald Trump estagnaram. Tel Aviv atacou a infraestrutura nuclear iraniana e mirou altos comandantes militares —a televisão estatal iraniana confirmou a morte de pelo menos um: o chefe da Guarda Revolucionária Islâmica, Hossein Salami.

Israel já havia dito que não permitiria que o país persa, seu inimigo histórico, adquirisse uma bomba atômica, algo que o regime iraniano parece próximo de ser capaz de fazer. De acordo com os militares israelenses, dezenas de alvos foram atacados no Irã, e a operação poderia durar muito tempo. A imprensa iraniana relatou que pelo menos dois importantes cientistas nucleares foram mortos: Fereydoun Abbasi-Davani e Mohammad Mehdi Tehranchi.

Entre os alvos está a instalação nuclear de Natanz, um dos centros mais importantes de enriquecimento de urânio do país. Ainda não se sabe quanto dano foi causado ao local —relatos apontam que a centrífuga de urânio da instalação fica a mais de 40 metros debaixo da terra para protegê-la de ataque aéreo. Um porta-voz do Exército iraniano disse que Israel “pagará um preço caro” pelo ataque.

O contexto do ataque é a tentativa de Israel de adiar ou impedir o desenvolvimento de uma arma nuclear pelo Irã, cenário considerado inaceitável por Tel Aviv. Na semana passada, Khamenei afirmou que abandonar o enriquecimento de urânio é “100% contra os interesses” do Irã, rejeitando exigência central dos EUA nas negociações para resolver uma disputa de décadas sobre as ambições nucleares de Teerã.

Além dos embates diretos com Israel, o regime teocrático do Irã tem lidado, nos últimos meses, com múltiplas crises que incluem escassez de energia e água, desvalorização da moeda e perdas entre milícias regionais aliadas em conflitos com as forças de Tel Aviv.

RENAN MARRA / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS