RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Com dez anos de atraso, governo inaugura estação de trem inacabada na zona sul de SP

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Com dez anos de atraso, a estação Varginha, do trem metropolitano de São Paulo, foi inaugurada nesta segunda-feira (27) ainda inacabada e em clima semelhante ao de uma campanha eleitoral, com multidão aglomerada, faixas de agradecimento e pessoas com camisetas com nome de vereadores.

A estação, na zona sul da capital paulista, a cerca de 4,5 quilômetros da estação Grajaú, faz parte da linha 9-esmeralda, administrada pela ViaMobilidade.

Apesar de entrar no pacote da concessionária, a obra foi construída pelo governo estadual, ao custo de R$ 153,6 milhões. Os recursos são estaduais e federais.

Quando estiver em operação plena, 50 mil pessoas devem passar por dia pelo local.

A comunicação visual, como placas informativas, tem as cores vermelha e branca da estatal CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), o que a ViaMobilidade vai mudar para verde.

O início das operações será em horário reduzido, das 10h às 14h.

A operação assistida terá ao menos 90 dias de duração e a ideia é que o horário de funcionamento aumente progressivamente.

Durante o período não será cobrado embarque, mas o passageiro terá descer na estação seguinte, Bruno Covas-Mendes/Vila Natal, pagar tarifa de R$ 5,20 e trocar de trem para seguir viagem.

A passagem na estação Varginha será cobrada normalmente ao fim da operação assistida.

O terminal de ônibus, do município, que será integrado à estação de trem, entretanto, está em obras e só deve ser entregue em 2026, segundo disse o prefeito Ricardo Nunes (MDB).

Sem o terminal ao lado é preciso caminhar cerca de 1 km do atual terminal Varginha, também do município, afirmou a doméstica Clarice de Lourdes, 55. “Vai ficar bom, mas precisa acabar a obras”, disse ela, que chegou cedo para acompanhar a inauguração, mas foi proibida de entrar na estação –o acesso ao público começa nesta terça (28).

Uma passarela do lado sentido bairro da avenida Natália Pereira da Silva está pela metade e em obras. O local também não conta ainda com bicicletário.

Em pronunciamento durante a cerimônia, que entre outros políticos contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas (Republicano) e o ministro das Cidades, Jader Filho, Nunes admitiu que o extremo sul é a região com maior dificuldade de mobilidade do município.

“É importante conseguir locomover as pessoas para o centro”, disse.

A estação Varginha foi prometida inicialmente para o primeiro semestre de 2015. Tarcísio afirmou que no início houve problemas no contrato e que ao longo do tempo faltou recurso. Problemas técnicos de eletrificação também atrasaram a obra.

O governador afirmou que na última sexta (24) o governo deu início a um estudo de viabilidade para extensão da linha até Parelheiros, também no extremo sul paulista.

FÁBIO PESCARINI / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS