RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Com presença de Snoop Dogg, favoritas do breaking avançam às quartas

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Nova modalidade olímpica, o breaking faz sua estreia nesta sexta-feira (9), na Place de La Concorde, em Paris. Com a presença do rapper americano Snoop Dogg na plateia, 16 dançarinas, chamadas de b-girls, se enfrentaram pela fase de grupos, em que as duas melhores avançaram às quartas de final, marcadas para as 15h (horário de Brasília). As semifinais e a final acontecem na sequência.

No torneio feminino, duas das favoritas ao ouro são as já classificadas Nicka (Dominika Banevič), da Lituânia, e 671 (Liu Qingyi), da China. A lituana é a atual campeã mundial, e a chinesa, a número um do ranking da federação internacional de dança desportiva (WDSF, na sigla em inglês). Ambas podem se enfrentar na semifinal caso passem das quartas.

Com raízes no hip hop, o breaking começou nos anos 1970 em Nova York. O formato olímpico acompanha o tradicional, com algumas restrições a palavrões na seleção musical. Sob o comando de MCs, duelos acontecem em uma área circular em que o objetivo é apresentar passos de dança e movimentos acrobáticos em sintonia com a música selecionada pelos DJs.

As b-girls e os b-boys (como são conhecidos os competidores do torneio masculino) combinam fundamentos para tentar se destacar em cinco critérios: técnica, originalidade, musicalidade, execução e variedade de movimentos, que são divididos em três categorias.

Top rocks são os movimentos feitos em pé que seguem o ritmo da música. Powermoves são as torções de corpo e giros realizados com apoio sobre os braços, mãos e cabeça, por exemplo. E freezes são as poses em que o atleta “congela” e demonstra equilíbrio e força física.

O resultado de cada batalha é determinado por nove juízes, que votam individualmente em quem, na opinião deles, teve a melhor performance em cada um dos rounds. Nas fases finais, vence quem ganhar a melhor de três.

O Brasil não tem competidores no breaking nessa edição dos Jogos. O único brasileiro é Zulu Migaz, um dos juízes do torneio.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS