SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Um sistema de alta pressão atmosférica está sobre a região Sudeste do país nesta semana, o que deixa o ar quente e seco e sem previsão de chuva até a tarde de quinta-feira (28).
Por conta desse cenário, esta terça-feira (26) será ensolarada e quente na capital paulista, com os termômetros oscilando entre a mínima de 17°C na madrugada e a máxima que pode superar os 30°C à tarde.
Nesta segunda-feira (25), a média da temperatura máxima prevista era de 29°C, mas chegou aos 27,7°C, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo. Os termômetros apontaram 30°C em Perus, na zona norte, e 21°C em Engenheiro Marsilac, no extremo da zona sul.
Os dados do CGE mostram que novembro acumulou até esta segunda 118,6 mm de chuva, o que corresponde a aproximadamente 87,4% dos 135,7 mm esperados para o mês.
“O tempo vai secar bem mais e também vai esquentar bastante nos próximos dias em São Paulo. Isso não significa que vamos ter uma onda de calor nem que vai ser uma condição de bloqueio na atmosfera que vai parar de chover de repente”, afirma a meteorologista Josélia Pegorim, da Climatempo.
Ela explica que o tempo seco e quente é devido ao sistema de alta pressão atmosférica que vai ganhar força em cima do Sudeste.
“O sistema de alta pressão diminui a umidade e, portanto, diminui a nebulosidade e as condições para chuva. Então, pouquíssima chuva está sendo esperada para a região Sudeste nesses próximos dias. Aí, com pouca nebulosidade e a insolação do final de novembro, vai esquentar bastante, rapidamente. Na cidade de São Paulo, por exemplo, pode fazer 34°C e só tem expectativa de pancada de chuva a partir da tarde de quinta-feira (28)”, diz Pegorim.
Outro ponto que a meteorologista chama a atenção é para a baixa umidade do ar, que volta ao estado devido ao sol forte e calor. Assim, a previsão é que os percentuais mínimos da umidade fiquem próximos de 30% no meio tarde. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), umidade abaixo dos 60% já é prejudicial à saúde.
Em municípios do centro e noroeste de São Paulo, essa taxa pode ser ainda mais baixa, lembrando do período de queimadas do mês de agosto. Em Ribeirão Preto e Bauru, por exemplo, a previsão é de índices de 25% de umidade.
Em todas as regiões do interior paulista, a temperatura deve superar os 30°C nesta terça, com exceção do litoral, onde a brisa marítima deve manter o ar mais fresco, com máximas que não devem superar os 26°C.
CLAUDINEI QUEIROZ / Folhapress