RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Como Fluminense tenta chancela de título de 52 como Mundial

RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) – Após o título inédito da Libertadores, o Fluminense vai disputar o Mundial de Clubes da Fifa pela primeira vez. Mas a caminhada em Jeddah, na Arábia Saudita, será rumo ao bi?

O time tricolor pede à Fifa o reconhecimento da Copa Rio de 1952 como Mundial. O clube aguarda respostas da entidade máxima do futebol.

O Fluminense trata o título desta forma na sala de troféus e em publicações no site oficial. Há também a inscrição “Campeão Mundial 1952” pintada no estádio das Laranjeiras.

O clube faz ações neste sentido desde 2012, e o movimento ganhou maior intensidade nos últimos anos.

Foi feito um dossiê sobre aquela conquista e entregue à CBF, Conmebol e Fifa, em 2016. O material deu origem ao livro “Campeão Mundial – O Bravo Ano de 1952”, e lançado no ano seguinte.

Rogério Caboclo, então presidente da CBF, foi à sede do clube e debateu o assunto, em outubro de 2020.

Com o apoio da entidade brasileira, o time tricolor reenviou o dossiê à Fifa, no começo de 2021.

Um dos argumentos do clube carioca é que o torneio teve a chancela de dirigentes da Fifa à época, como Jules Rimet, Stanley Rous e Ottorino Barassi.

A COPA RIO DE 1952

A Copa Rio foi disputada no Rio de Janeiro e contou com Áustria Viena (Áustria), Grasshopper (Suíça), Libertad (Paraguai), Peñarol (Uruguai), Saarbrucken (Alemanha) e Sporting (Portugal), além de Fluminense e Corinthians, campeões carioca e paulista, respectivamente.

O Tricolor jogou no grupo com Peñarol, Sporting e Grasshopper e terminou na liderança, com cinco pontos — duas vitórias e um empate. Na semifinal, venceu os dois jogos contra o Austria Viena.

A final foi entre o Tricolor e o Alvinegro — o primeiro jogo foi 2 a 0 para os carioca, enquanto o segundo foi 2 a 2. O time era comandado por Zezé Moreira e tinha nomes como Castilho, Píndaro, Pinheiro, Bigode, Didi, Telê e Orlando Pingo de Ouro.

“Vale destacar que a Uefa nem existia ainda. A entidade surgiu dois anos depois, e a Liga dos Campeões, em 1955. A Conmebol já existia, mas a Libertadores só surgiu de 1960 em diante. Logo, de certa maneira, a Copa Rio, que ainda teve o pioneirismo de receber naming rights do Rio de Janeiro, então Distrito Federal, conseguiu trazer uma imensa alegria para o povo fluminense, que vinha de uma enorme tristeza com a derrota do Brasil em solo carioca na Copa”, completou.

PALMEIRAS BUSCA POR 1951

Campeão da Copa Rio de 1951, o Palmeiras também busca o reconhecimento da competição como Mundial.

Em 2012, inclusive, antes de um duelo pelo Brasileiro, Fred e Marcos Assunção, capitães de Flu e Palmeiras, trocaram faixas com os dizeres “Campeão Mundial”.

ALEXANDRE ARAUJO / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS