RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Como pequeno mamífero europeu consegue encolher o próprio cérebro

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Um pequeno mamífero encontrado na Europa tem um hábito bastante peculiar: ele consegue encolher a cabeça em até 30% durante o inverno.

Os musaranhos eurasianos (Sorex araneus) são um caso raro de mamíferos venenosos. Algumas espécies produzem toxinas nas glândulas salivares e usam esses venenos para caçar e armazenar presas.

Pesquisadores acreditam que a prática de encolher o cérebro ajuda os animais a sobreviver quando a comida está escassa. Eles são capazes de reduzir não só o cérebro, mas outros órgãos. Em 2017, um grupo de cientistas capturou musaranhos na Alemanha e detectou que eles têm grandes reduções no tamanho do crânio e da massa corporal durante o inverno.

A pesquisa mostrou que a massa cerebral caiu entre 20% a 30%. Segundo o estudo divulgado pela revista Current Biology, até órgãos desses animais ficaram menores, como os pulmões e o coração.

Na primavera, os animais começaram a crescer novamente. “Depois, na primavera, a cavidade craniana aumenta até atingir praticamente seu volume inicial no verão”, explica Javier Lazaro, pesquisador do Instituto Max Planck da Alemanha, um dos autores principais de um estudo.

A hipótese é que as mudanças sazonais podem provocar a mudança. Como eles têm um metabolismo muito rápido, a redução da massa corporal no inverno seria uma forma adaptativa de sobrevivência, já que isso pouparia energia. Assim, eles também não precisariam buscar muito alimento em um ambiente mais escasso, já que não migram para regiões mais quentes no inverno e tampouco hibernam.

O fenômeno ganhou o nome de “Delhnel”, o nome do primeiro cientista a observá-lo. Até então, não havia sido documentado em nenhuma outra espécie. A Revista Nature informou que não se sabe exatamente quantos animais são capazes de encolher o cérebro durante o inverno, mas já observaram o mesmo fenômeno em outras subfamílias de musaranhos, como os de-dentes-vermelhos, o musaranho-pigmeu e o musaranho-da-água da Eurásia. Ainda não se sabe se essa mudança faz com que os animais apresentem problemas cognitivos no inverno.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS