BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O governo recebeu, nesta segunda-feira (9), quatro propostas para o leilão de concessão das Rodovias Integradas do Paraná, lote de estradas que faz a ligação da região norte do Paraná com a BR-277, para escoamento para o porto de Paranaguá.
Os envelopes foram entregues na sede da B3, em São Paulo, e o leilão está marcado para a próxima quinta-feira (12). Segundo informações obtidas pela Folha, as empresas que entregaram propostas foram Pátria, 4UM, CCR e EPR.
O Ministério dos Transportes avalia que o número de interessadas é positivo porque sinaliza que haverá boa competição no leilão.
Ao todo, o traçado previsto na concessão soma 569,7 km, englobando trechos federais (BR-369, 373 e 376) e estaduais (PR-170, 323, 445 e 090). O investimento total previsto ao longo dos 30 anos da concessão é de R$ 15,91 bilhões, sendo R$ 9,87 bilhões em infraestrutura e R$ 6,04 bilhões em ações operacionais e de manutenção.
A oferta inclui a exigência de duplicar 133 km do traçado, além da construção de 24,6 km de faixas adicionais, contornos nas regiões de Ponta Grossa, Apucarana e Califórnia, além de 22 passarelas de pedestres, duas áreas de escape e dois pontos de parada de descanso para motoristas.
O objetivo é ampliar a infraestrutura da região destinada ao porto de Paranaguá, que é o segundo maior exportador de soja do país, atrás apenas do de Santos (SP).
O governo pretende fechar o ano com, ao menos, dez leilões de rodovias realizados. Seis já ocorreram. Na semana passada, uma oferta casada, feita com o governo do Mato Grosso do Sul, não conseguiu atrair interessados para a chamada Rota da Celulose. A proposta, que foi modelada pela gestão estadual, será reavaliada e apresentada novamente.
ANDRÉ BORGES / Folhapress