RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Conclave marcará ‘fim de uma era’, diz cardeal expoente da ala conservadora

ROMA, ITÁLIA (FOLHAPRESS) – A morte do Papa Francisco abriu um novo capítulo na Igreja Católica, com os cardeais já engajados nas congregações gerais, reuniões que antecedem o Conclave. Nessas discussões, temas como o legado de Francisco e a escolha do próximo líder da Igreja estão em pauta.

O cardeal alemão Gerhard Ludwig Müller, expoente da ala ultra conservadora do Vaticano, declarou que “a era Francisco chegou ao fim”. Em entrevista ao La Repubblica, ele afirmou que o Conclave deve marcar o “fim de uma era” e que não se deve eleger um sucessor direto do último pontífice.

Müller criticou aspectos centrais do pontificado de Francisco. Ele destacou sua postura inclusiva em relação a homossexuais, divorciados, o papel das mulheres na Igreja e o diálogo inter-religioso com o Islã como pontos de discórdia.

Segundo Müller, o papa argentino teria gerado “ambiguidade” em várias questões. Ele comparou a Igreja a organizações políticas como o Fórum Econômico Mundial ou as Nações Unidas, criticando essa visão.

As declarações refletem divisões internas na Igreja. Parte dos cardeais acredita que Francisco tornou a instituição mais aberta, mas menos definida doutrinariamente, enquanto outros defendem a continuidade de seu legado.

A data do Conclave ainda está por ser definida. Conforme as regras vaticanas, a eleição deve ocorrer entre 6 e 10 de maio, dentro de 15 a 20 dias após a morte do papa.

JANAINA CESAR / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS