SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Os candidatos do concurso do STJ (Superior Tribunal de Justiça) poderão conferir os locais de aplicação de suas provas a partir do dia 22 de novembro. O concurso, com vagas para a formação de cadastro reserva, oferece um salário de R$ 12.455,30.
O locais de prova poderão ser acessados no site do Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos), responsável por organizar a seleção.
Apesar de todas as vagas serem para a formação de cadastro reserva, os participantes podiam se inscrever em diferentes áreas especialidades, como arquitetura, comunicação social, enfermagem, engenharia civil, medicina, entre outras.
As provas do concurso serão aplicadas no dia 1º de dezembro em Brasília. O exame contará com uma etapa única, de caráter eliminatório e classificatório, com duas provas: uma de 50 questões de conhecimentos básicos e outras de 70 questões de conhecimentos específicos.
O concurso também terá a aplicação de teste de aptidão física para os candidatos da especialidade de inspetor da polícia judicial.
Os gabaritos preliminares das provas objetivas serão divulgados no dia 6 de dezembro e a divulgação do edital de resultado final das provas objetivas e do resultado provisório na prova discursiva ocorrerá no dia 10 de janeiro, no site oficial do concurso.
Segundo o edital, 5% das vagas serão destinadas a pessoas com deficiência, 20% a candidatos negros e candidatos indígenas terão uma cota de 3%.
Vandré Amorim, professor do Gran Concursos, diz que as provas organizadas pelo Cebraspe demandam um raciocínio maior dos candidatos, sendo necessário ter compreensão real do assunto para responder às questões.
“Por se tratar de uma prova no formato certo/errado (e não de múltipla escolha), a dinâmica de realização das questões é bem peculiar, sobretudo porque há uma penalização para cada questão errada”, afirma o professor.
Considerando esse formato, o participante deve realizar o maior número de exercícios que conseguir e estabelecer táticas de marcação das questões, avaliando se compensa deixar algumas em branco.
QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS DESAFIOS DO CONCURSO DO STJ?
O grande desafio para aqueles que participam do concurso do STJ, além do nível de dificuldade das questões do certame, é também a qualificação dos participantes. “Tradicionalmente, é um concurso que possui uma concorrência bem qualificada, fazendo com que o ponto de corte seja um pouco mais elevado”, diz Amorim.
COMO SE PREPARAR?
Com a proximidade da aplicação do exame, é necessário que os candidatos comecem a se preparar para o período de revisão dos conteúdos que já foram estudados. O professor do Gran Concursos indica que é essencial que os candidatos realizem questões de provas anteriores, principalmente dos últimos três anos, já que é comum que o formato das questões tenham conteúdos repetidos.
QUEM PASSAR NO CONCURSO TERÁ QUE SE MUDAR PARA BRASÍLIA?
O concurso do STJ só oferece vagas para Brasília, cidade em que fica a sede do órgão, e, por esse motivo, os candidatos que passarem no concurso deverão passar a viver na capital país. Amorim destaca, no entanto, que, com o passar do tempo, é possível a execução do trabalho no formato home office em outras cidades e até mesmo em outros países.
JÚLIA GALVÃO / Folhapress