PARATY, RJ (FOLHAPRESS) – A Festa Literária Internacional de Paraty, que começou na quarta (9) e vai até domingo (13), conta com uma programação paralela robusta além das mesas no auditório principal. As casas parceiras espalhadas pela cidade terão exibição de filmes, saraus, teatro e debates sobre temas variados.
Nesta quinta (10), às 16h, a Casa República exibe o filme “Retrato de um Certo Oriente”, adaptação do livro de Milton Hatoum, dirigida por Marcelo Gomes, no Cinema da Praça.
A Casa Edições Sesc, por exemplo, terá apresentações de teatro e música. Na sexta (11) e no sábado (12) pela manhã, os atores Gustavo Ferreira e Henrique Mello, do grupo de teatro Os Satyros, apresentam cenas de seu repertório.
Os formatos fora da caixa também marcam a Casa de Histórias, parceria entre a Piauí e a Netflix, em conjunto com a Janela Livraria e a editora Mapa Lab.
Neste ano, a Casa Folha, que volta a ter programação aberta e gratuita na rua do Comércio, número 8, trará convidados como Mohamed Mbougar Sarr, Ruy Castro e Tati Bernardi, colunista do jornal.
QUINTA-FEIRA
14h – Casa Escreva, Garota! realiza a mesa “O amor na psicanálise e literatura”, com Liana Ferraz, Carol Tilkian e Paula Gicovate. Mediação de Renata Piza.
14h – Casa de Histórias realiza a mesa “Pssica Os desafios da adaptação”. Elisabetta Zenatti (VP Conteúdo Netflix Brasil), Andrea Barata Ribeiro (O2 Filmes) e Edyr Augusto (autor do livro ‘Pssica’,) conversam com João Batista Jr. (Piauí).
15h – Casa Record convida Carla Madeira e Elayne Baeta, best-sellers brasileiras, em conversa mediada por Rodrigo Lacerda
15h – Casa Edições Sesc realiza a mesa “Inteligência artificial, redes e democracia”, com participação do sociólogo Sergio Amadeu da Silveira e da cientista da computação e ativista Nina da Hora
15h30 – Casa Escreva, Garota! realiza a mesa “Amor em meio ao caos”, com Becky S. Korich, colunista da Folha, e Paula Gicovate. Mediação de Cristina Fibe.
16h – Casa Rapública exibe o filme “Retrato de um Certo Oriente”, adaptação do livro de Milton Hatoum, dirigido por Marcelo Gomes, no Cinema da Praça.
PROGRAMAÇÃO DA FLIP 2024
19h – Casa República.org inicia sua programação com a mesa “A caneta e o cargo”. A professora e pesquisadora Bianca Tavolari e o jornalista e pesquisador Thiago Mio Salla contam como Graciliano Ramos, em seu papel como prefeito, enfrentou as estruturas de poder com a mesma firmeza que marcou sua obra literária.
19h30 – Casa Edições Sesc realiza a mesa “De guerra em guerra: mundo em conflito”, com participação do jornalista e correspondente internacional Jamil Chade e da professora de relações internacionais da ESPM Denilde Holzhacker. Mediação do jornalista Leonardo Sakamoto.
SEXTA-FEIRA
12h30 – Casa de Histórias realiza a mesa “O voo da palavra [plaquetes]”. Os escritores Ruy Castro e Heloisa Seixas conversam com Alcino Leite Neto.
12h30 – Casa Escreva, Garota! promove a mesa “Hot Flip A literatura erótica em questão”, com Juliana Dantas e Lola Belluci. Mediação de Carola Ponto.
13h – 13h – Casa Paratodos promove um debate sobre a literatura queer antes da sigla LGBT+, com Amara Moira e Régis Mikail. A conversa tem mediação de Roberto Borges.
14h – Casa de Histórias realiza a mesa “De ontem, de hoje, de amanhã”. A escritora camaronesa Léonora Miano conversa com Pedro Pacı́fico, o Bookster.
15h – Casa Edições Sesc reúne a atriz, diretora, dramaturga e cantora Beth Goulart, e Marcia Abujamra, diretora, roteirista, curadora, produtora e organizadora do livro “Antonio Abujamra: rigor e caos” em uma conversa sobre a extensa e múltipla produção do diretor, ator e apresentador. Mediação de Aimar Labaki.
15h – Casa República.org realiza a mesa “O Manual dos Inquisidores”. Nela, Jeferson Tenório e João Paulo Cuenca contam para Julia Duailibi o que é ser censurado no Brasil.
15h30 – Casa de Histórias realiza a mesa “O diabo das províncias O passado e o presente do romance colombiano”. O escritor colombiano Juan Cárdenas conversa com Alejandro Chacoff
17h – Casa de Histórias realiza a mesa “Vida + ruas [plaquetes]”. Os escritores Gaı́a Passarelli, Luiz Antonio Simas, Olı́via Mendonça e Rodrigo Santos conversam com Raquel Cozer
17h – Casa Edições Sesc realiza a mesa “Coragem e outras virtudes”, com participação da psicanalista Maria Rita Kehl, do jornalista Eugênio Bucci e do filósofo Adauto Novaes
17h – Casa Sete Selos + Megafauna Gama Supersônica. Arelis Uribe conversa com Mar Becker na mesa “Vozes de desejo e liberdade”, mediada por Bianca Tavolari.
19h – Casa República.org realiza a mesa “O Quilombo de Manuel Congo”. Mário Magalhães, Marina Lourenço, Spirito Santo e Tayguara Ribeiro, repórter da Folha, debatem como uma história pouco conhecida relatada pelo jovem Carlos Lacerda moldou uma sociedade.
19h30 – Casa Edições Sesc realiza a mesa “LGBTI+: direito, expressão e afirmação”, em que o advogado e sociólogo Renan Quinalha conversa com a cantora Alice Caymmi sobre os desafios enfrentados pela comunidade, seus direitos e conquistas rumo à garantia de uma existência digna e cidadão.
SÁBADO
11h – Casa de Histórias realiza a mesa “A demarcação de telas uma conversa sobre cinema e Amazônia”. A ativista indígena Txai Suruí, colunista da Folha de S.Paulo, conversa com o documentarista e escritor João Moreira Salles, de “Arrabalde”.
11h – Casa Record – Luiz Antonio Simas e Sérgio Rodrigues, colunista da Folha de S.Paulo, conversam sobre o encantamento da leitura com mediação de Simone Magno
14h – Casa de Histórias realiza a mesa “Como narrar a crise climática” Os escritores Natalia Borges Polesso e Pablo Casella conversam com Bernardo Esteves.
15h – Casa Edições Sesc realiza a mesa “Pensar a África ontem e hoje”, com o historiador Fernando Baldraia e o professor de filosofia Wanderson Flor do Nascimento. Mediação de Fernanda Sousa, professora e editora da Zahar.
15h – Casa Record – José Luís Peixoto e Adriana Lunardi falam sobre as “Pequenas grandes histórias” sob mediação de Rodrigo Lacerda
15h – Casa Paratodos debate a memória com o palestino Atef Abu Saif e o brasileiro Milton Hatoum e mediação de Rafael Domingos.
15h – Casa República.org realiza a mesa “Ele é funcionário”. Stênio Gardel, indicado ao National Book Award, conta para Bruno Barbosa como se divide entre a literatura e o serviço público.
15h30 – Casa de Histórias realiza a mesa “Nas entrelinhas da perda: narrativas sobre o luto” Os escritores Daniel Dornelas, João Anzanello Carrascoza e Natalia Timerman conversam com Leonardo Neto.
17h – Casa de Histórias realiza a mesa “Rádio Novelo O fio da meada”. O escritor e sociólogo Evandro Cruz Silva conversa com Branca Vianna.
18h30 – Casa de Histórias realiza a mesa “Ficção + Memória [plaquetes]” Os escritores Eliana Alves Cruz, Felipe Charbel, Priscila Sztejnman e Stephanie Borges conversam com Cláudia Lamego.
19h30 – Casa Edições Sesc realiza a mesa “Refazenda: Gil em letra e música”. A jornalista Chris Fuscaldo, autora de “Refazenda: o interior floresce na abertura da fase ‘Re’ de Gilberto Gil”, das Edições Sesc, fala do processo de escrita e traz informações sobre a vida e a obra de Gilberto Gil e apresenta canções do artista baiano junto ao acordeonista Rodrigo Ferrero.
20h – Casa República.org realiza a mesa “Retratos de uma Certa Adaptação”. Milton Hatoum e Marcelo Gomes conversam com Melina Dalboni sobre a literatura adaptada ao cinema.
DOMINGO
12h – Casa de Histórias realiza a mesa “Entre dois mundos: a escrita autobiográfica como porta de entrada e saída do passado”. Uma conversa de Édouard Louis com José Henrique Bortoluci e Thallys Braga.
Serviço
Casa Edições Sesc: Rua Marechal Santos Dias, 43 (Antiga Rua da Matriz), Centro Histórico
Casa Escreva, Garota!: Travessa Gravatá, 56 c/d, Centro Histórico
Casa Folha: Rua do Comércio, 8, Centro Histórico
Casa de Histórias: Rua Dona Geralda, 140, Centro Histórico
Casa Paratodos: Rua Dr. Samuel Costa, 254, Centro Histórico
Casa Record: Rua Dr. Pereira, 396, Centro Histórico
Casa República: Rua Dona Geralda, 25, Centro Histórico
Casa SeteSelos: Rua da Matriz, 107, no Centro Histórico
FLIP 2024 – FESTA LITERÁRIA INTERNACIONAL DE PARATY
– Quando De 9 a 13 de outubro
– Onde Paraty – RJ
– Preço Até R$ 130 cada mesa
– Curadoria Ana Lima Cecilio
Redação / Folhapress