RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Conheça alguns destaques da programação paralela da Flip 2024 em Paraty

PARATY, RJ (FOLHAPRESS) – A Festa Literária Internacional de Paraty, que começou na quarta (9) e vai até domingo (13), conta com uma programação paralela robusta além das mesas no auditório principal. As casas parceiras espalhadas pela cidade terão exibição de filmes, saraus, teatro e debates sobre temas variados.

Nesta quinta (10), às 16h, a Casa República exibe o filme “Retrato de um Certo Oriente”, adaptação do livro de Milton Hatoum, dirigida por Marcelo Gomes, no Cinema da Praça.

A Casa Edições Sesc, por exemplo, terá apresentações de teatro e música. Na sexta (11) e no sábado (12) pela manhã, os atores Gustavo Ferreira e Henrique Mello, do grupo de teatro Os Satyros, apresentam cenas de seu repertório.

Os formatos fora da caixa também marcam a Casa de Histórias, parceria entre a Piauí e a Netflix, em conjunto com a Janela Livraria e a editora Mapa Lab.

Neste ano, a Casa Folha, que volta a ter programação aberta e gratuita na rua do Comércio, número 8, trará convidados como Mohamed Mbougar Sarr, Ruy Castro e Tati Bernardi, colunista do jornal.

QUINTA-FEIRA

14h – Casa Escreva, Garota! realiza a mesa “O amor na psicanálise e literatura”, com Liana Ferraz, Carol Tilkian e Paula Gicovate. Mediação de Renata Piza.

14h – Casa de Histórias realiza a mesa “Pssica – Os desafios da adaptação”. Elisabetta Zenatti (VP Conteúdo Netflix Brasil), Andrea Barata Ribeiro (O2 Filmes) e Edyr Augusto (autor do livro ‘Pssica’,) conversam com João Batista Jr. (Piauí).

15h – Casa Record convida Carla Madeira e Elayne Baeta, best-sellers brasileiras, em conversa mediada por Rodrigo Lacerda

15h – Casa Edições Sesc realiza a mesa “Inteligência artificial, redes e democracia”, com participação do sociólogo Sergio Amadeu da Silveira e da cientista da computação e ativista Nina da Hora

15h30 – Casa Escreva, Garota! realiza a mesa “Amor em meio ao caos”, com Becky S. Korich, colunista da Folha, e Paula Gicovate. Mediação de Cristina Fibe.

16h – Casa Rapública exibe o filme “Retrato de um Certo Oriente”, adaptação do livro de Milton Hatoum, dirigido por Marcelo Gomes, no Cinema da Praça.

PROGRAMAÇÃO DA FLIP 2024

19h – Casa República.org inicia sua programação com a mesa “A caneta e o cargo”. A professora e pesquisadora Bianca Tavolari e o jornalista e pesquisador Thiago Mio Salla contam como Graciliano Ramos, em seu papel como prefeito, enfrentou as estruturas de poder com a mesma firmeza que marcou sua obra literária.

19h30 – Casa Edições Sesc realiza a mesa “De guerra em guerra: mundo em conflito”, com participação do jornalista e correspondente internacional Jamil Chade e da professora de relações internacionais da ESPM Denilde Holzhacker. Mediação do jornalista Leonardo Sakamoto.

SEXTA-FEIRA

12h30 – Casa de Histórias realiza a mesa “O voo da palavra [plaquetes]”. Os escritores Ruy Castro e Heloisa Seixas conversam com Alcino Leite Neto.

12h30 – Casa Escreva, Garota! promove a mesa “Hot Flip – A literatura erótica em questão”, com Juliana Dantas e Lola Belluci. Mediação de Carola Ponto.

13h – 13h – Casa Paratodos promove um debate sobre a literatura queer antes da sigla LGBT+, com Amara Moira e Régis Mikail. A conversa tem mediação de Roberto Borges.

14h – Casa de Histórias realiza a mesa “De ontem, de hoje, de amanhã”. A escritora camaronesa Léonora Miano conversa com Pedro Pacı́fico, o Bookster.

15h – Casa Edições Sesc reúne a atriz, diretora, dramaturga e cantora Beth Goulart, e Marcia Abujamra, diretora, roteirista, curadora, produtora e organizadora do livro “Antonio Abujamra: rigor e caos” em uma conversa sobre a extensa e múltipla produção do diretor, ator e apresentador. Mediação de Aimar Labaki.

15h – Casa República.org realiza a mesa “O Manual dos Inquisidores”. Nela, Jeferson Tenório e João Paulo Cuenca contam para Julia Duailibi o que é ser censurado no Brasil.

15h30 – Casa de Histórias realiza a mesa “O diabo das províncias – O passado e o presente do romance colombiano”. O escritor colombiano Juan Cárdenas conversa com Alejandro Chacoff

17h – Casa de Histórias realiza a mesa “Vida + ruas [plaquetes]”. Os escritores Gaı́a Passarelli, Luiz Antonio Simas, Olı́via Mendonça e Rodrigo Santos conversam com Raquel Cozer

17h – Casa Edições Sesc realiza a mesa “Coragem e outras virtudes”, com participação da psicanalista Maria Rita Kehl, do jornalista Eugênio Bucci e do filósofo Adauto Novaes

17h – Casa Sete Selos + Megafauna Gama Supersônica. Arelis Uribe conversa com Mar Becker na mesa “Vozes de desejo e liberdade”, mediada por Bianca Tavolari.

19h – Casa República.org realiza a mesa “O Quilombo de Manuel Congo”. Mário Magalhães, Marina Lourenço, Spirito Santo e Tayguara Ribeiro, repórter da Folha, debatem como uma história pouco conhecida relatada pelo jovem Carlos Lacerda moldou uma sociedade.

19h30 – Casa Edições Sesc realiza a mesa “LGBTI+: direito, expressão e afirmação”, em que o advogado e sociólogo Renan Quinalha conversa com a cantora Alice Caymmi sobre os desafios enfrentados pela comunidade, seus direitos e conquistas rumo à garantia de uma existência digna e cidadão.

SÁBADO

11h – Casa de Histórias realiza a mesa “A demarcação de telas – uma conversa sobre cinema e Amazônia”. A ativista indígena Txai Suruí, colunista da Folha de S.Paulo, conversa com o documentarista e escritor João Moreira Salles, de “Arrabalde”.

11h – Casa Record – Luiz Antonio Simas e Sérgio Rodrigues, colunista da Folha de S.Paulo, conversam sobre o encantamento da leitura com mediação de Simone Magno

14h – Casa de Histórias realiza a mesa “Como narrar a crise climática” Os escritores Natalia Borges Polesso e Pablo Casella conversam com Bernardo Esteves.

15h – Casa Edições Sesc realiza a mesa “Pensar a África ontem e hoje”, com o historiador Fernando Baldraia e o professor de filosofia Wanderson Flor do Nascimento. Mediação de Fernanda Sousa, professora e editora da Zahar.

15h – Casa Record – José Luís Peixoto e Adriana Lunardi falam sobre as “Pequenas grandes histórias” sob mediação de Rodrigo Lacerda

15h – Casa Paratodos debate a memória com o palestino Atef Abu Saif e o brasileiro Milton Hatoum e mediação de Rafael Domingos.

15h – Casa República.org realiza a mesa “Ele é funcionário”. Stênio Gardel, indicado ao National Book Award, conta para Bruno Barbosa como se divide entre a literatura e o serviço público.

15h30 – Casa de Histórias realiza a mesa “Nas entrelinhas da perda: narrativas sobre o luto” Os escritores Daniel Dornelas, João Anzanello Carrascoza e Natalia Timerman conversam com Leonardo Neto.

17h – Casa de Histórias realiza a mesa “Rádio Novelo – O fio da meada”. O escritor e sociólogo Evandro Cruz Silva conversa com Branca Vianna.

18h30 – Casa de Histórias realiza a mesa “Ficção + Memória [plaquetes]” Os escritores Eliana Alves Cruz, Felipe Charbel, Priscila Sztejnman e Stephanie Borges conversam com Cláudia Lamego.

19h30 – Casa Edições Sesc realiza a mesa “Refazenda: Gil em letra e música”. A jornalista Chris Fuscaldo, autora de “Refazenda: o interior floresce na abertura da fase ‘Re’ de Gilberto Gil”, das Edições Sesc, fala do processo de escrita e traz informações sobre a vida e a obra de Gilberto Gil e apresenta canções do artista baiano junto ao acordeonista Rodrigo Ferrero.

20h – Casa República.org realiza a mesa “Retratos de uma Certa Adaptação”. Milton Hatoum e Marcelo Gomes conversam com Melina Dalboni sobre a literatura adaptada ao cinema.

DOMINGO

12h – Casa de Histórias realiza a mesa “Entre dois mundos: a escrita autobiográfica como porta de entrada e saída do passado”. Uma conversa de Édouard Louis com José Henrique Bortoluci e Thallys Braga.

Serviço

Casa Edições Sesc: Rua Marechal Santos Dias, 43 (Antiga Rua da Matriz), Centro Histórico

Casa Escreva, Garota!: Travessa Gravatá, 56 c/d, Centro Histórico

Casa Folha: Rua do Comércio, 8, Centro Histórico

Casa de Histórias: Rua Dona Geralda, 140, Centro Histórico

Casa Paratodos: Rua Dr. Samuel Costa, 254, Centro Histórico

Casa Record: Rua Dr. Pereira, 396, Centro Histórico

Casa República: Rua Dona Geralda, 25, Centro Histórico

Casa SeteSelos: Rua da Matriz, 107, no Centro Histórico

FLIP 2024 – FESTA LITERÁRIA INTERNACIONAL DE PARATY

– Quando De 9 a 13 de outubro

– Onde Paraty – RJ

– Preço Até R$ 130 cada mesa

– Curadoria Ana Lima Cecilio

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.