RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Conheça livros de Marina Colasanti, morta aos 87, que deixou vasta obra publicada

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Morreu nesta terça-feira (28), aos 87 anos, a escritora e artista plástica Marina Colasanti. Referência na literatura infantojuvenil dentro e fora do país, ela foi revolucionária na escrita para crianças e jovens, mas também produziu obras de alta qualidade para adultos.

A autora recebeu, em 2023, o prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras, pelo conjunto de uma obra que inclui poemas, ensaios, crônicas, contos de fadas, traduções, histórias infantis e reportagens. Ao longo de seus 50 anos de carreira, foram mais de 70 obras publicadas.

Confira abaixo alguns dos principais livros de Colasanti.

EU SOZINHA (1968)

O livro de estreia da autora aborda as marcas deixadas pela solidão. Colasanti escreve sobre uma mulher que mora sozinha, viaja sozinha, come sozinha, trabalha sozinha e leva toda a vida sozinha.

UMA IDEIA TODA AZUL(1979)

Essa coletânea de dez contos é ambientada em um universo de príncipes e princesas onde unicórnios, gnomos e fadas são reais. Os castelos, bosques e reinos imaginários de Colasanti revelam sonhos, fantasias, medos, desejos e outros sentimentos da vida real.

ANA Z. AONDE VAI VOCÊ? (1993)

A protagonista Ana Z. desce para o fundo de um poço e por lá encontra um mundo desconhecido que a leva a uma jornada de autoconhecimento. Enquanto Ana Z. aprende a se conhecer, o leitor também é convidado a refletir sobre si mesmo.

A MOÇA TECELÃ (2003)

Neste livro, o ato de tecer é uma parábola para a vida e o amor. Uma moça passa seus dias tecendo com alegria e cuidado, ela escolhe os fios com apreço, combina os detalhes da trama e vai criando seu próprio destino. Até que um dia surge um nó -a solidão e o desejo de ter uma companhia.

23 HISTÓRIAS DE UM VIAJANTE (2005)

Nessa história há um príncipe e um viajante. O príncipe passou anos em um castelo com muralhas que cresciam cada vez mais para protegê-lo do pouco que via do mundo, de seu refúgio viu seu avô, seu pai e seus tios morrerem em batalhas. Até que um dia um viajante chega trazendo histórias do mundo além das muralhas, com paisagens, pessoas e experiências irresistíveis.

BREVE HISTÓRIA DE UM PEQUENO AMOR (2013)

Título que foi eleito como o melhor livro de ficção do ano pelo Jabuti -uma das dez estatuetas que ela recebeu ao longo da carreira-, a obra conta a história de uma escritora que resolve cuidar de filhotes de pombo que encontrou em um ninho abandonado e, por meio de prosa poética, fala de crescimento, amor e desapego.

TUDO TEM PRINCÍPIO E FIM (2017)

Com um olhar lírico sobre o cotidiano, Colasanti busca escrever a beleza e o encanto das coisas mais banais. A obra oferece novas percepções sobre objetos e situações que nos cercam e mostra como a poesia se faz presente na vida de todos a todo instante trivial.

ISADORA LAVIOLA / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS