Conmebol tem acordo para Copa América 2028 nos EUA e exige resposta ao caos

RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) – A Conmebol tem um acordo definido para realizar a próxima Copa América, em 2028, nos Estados Unidos. A entidade não desistiu da ideia após a edição deste ano, mas exige que a organização do lado americano apresente melhorias. Sobretudo na organização ao redor do estádio e na segurança.

A entidade sul-americana já firmou com os Estados Unidos o combo para sediar o torneio continental lá em 2024 e 2028. A Conmebol não vai recuar, mas atribui responsabilidade aos americanos pela confusão antes da final entre Argentina e Colômbia.

A discussão sobre 2028 não será feita agora, até porque os Estados Unidos vão virar a chave para a Fifa: tem Mundial de Clubes 2025 e Copa do Mundo 2026 pela frente.

A Conmebol ficou muito incomodada porque alega ter alertado os governos locais sobre a necessidade de fazer anéis de isolamento ao redor do Hard Rock Stadium para impedir que pessoas sem ingresso obstruíssem as entradas.

Mas o conselho foi ignorado, e o caos se instalou. Houve aglomeração, invasão, gente machucada, atraso de 1h22 no jogo e superlotação.

Autoridades locais de Miami valorizaram o trabalho das forças de segurança, mas reconheceram que os protocolos serão revisados para a Copa do Mundo de 2026, por exemplo.

O Departamento de Polícia de Miami-Dade contabilizou 27 prisões e 55 retiradas de pessoas do estádio.

PARCELA DA CONCACAF

A Conmebol esperava também uma postura diferente da Concacaf em relação à confusão toda. Até por questões contratuais.

Segundo documento ao qual a reportagem teve acesso, a segurança estava no escopo da administração do estádio, com coordenação da Concacaf.

Victor Montagliani, presidente da confederação que reúne os países da América do Norte e Central, estava na final da Copa América. E estava alheio à confusão.

A ordem de abrir os portões para torcedores partiu da Conmebol, segundo relatado à reportagem por gente do alto escalão da entidade. Foi a tentativa de evitar que o caos ficasse ainda maior na porta do estádio. Mesmo assim, a imagem da final já estava arranhada.

*

NOTA DA CONMEBOL

“A CONMEBOL ficou sujeita às decisões tomadas pelas autoridades do Hard Rock Stadium, de acordo com as responsabilidades contratuais estabelecidas para a operação de segurança.

Além das disposições determinadas nesse contrato, a CONMEBOL recomendou a essas autoridades os procedimentos comprovados em eventos dessa magnitude, que NÃO foram levados em consideração.

Lamentamos que os atos de violência provocados por indivíduos mal-intencionados tenham manchado uma final que estava pronta para ser uma grande festa do esporte”.

IGOR SIQUEIRA / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS