RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Construtora inicia demolição de prédio onde funcionava unidade Pinheiros da Cultura Inglesa

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Associações de bairro e moradores demonstraram insatisfação após o início da demolição, no sábado de Aleluia (19), do prédio que abrigava a unidade Pinheiros da escola de idiomas Cultura Inglesa.

O imóvel, que fica no número 333 da rua Deputado Lacerda Franco, logo abaixo da avenida Pedroso de Morais, tinha seu projeto arquitetônico desenhado pelo escritório de Rino Levi (1901-1965), um dos expoentes da arquitetura moderna brasileira e responsável pela transformação da cidade de São Paulo, entre outros.

A construtora SKR Arquitetura Viva pretende erguer uma torre residencial no local, que, além de espaço de cursos de inglês, foi palco de eventos culturais, como espetáculos de dança e teatro.

A página Pró-Pinheiros no Instagram afirmou que a demolição foi feita de “forma apressada e silenciosa –um gesto que revela a falta de escuta, de sensibilidade e de ética urbana”. Segundo a organização, que critica a especulação imobiliária no bairro de Pinheiros, não houve diálogo com a construtora.

“O prédio foi projetado pelo escritório de Rino Levi, um dos grandes nomes da arquitetura modernista brasileira. Além do valor arquitetônico, o local foi palco de espetáculos, oficinas e atividades culturais que deixaram marcas profundas na vida de muitos moradores”, diz.

Procurada, a SKR Arquitetura Viva não respondeu aos pedidos da reportagem.

Em nota, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa, responsável pelo Departamento de Patrimônio Histórico (DPH), disse que o imóvel não é tombado e não está em estudo de tombamento, e que teve o processo de alvará de execução e demolição deferido em março.

“A pasta mantém canais abertos para o recebimento de sugestões de estudos de tombamento, que podem ser apresentados por qualquer cidadão ou entidade da sociedade civil”, disse a prefeitura.

A Secretaria de Cultura do governo do estado de São Paulo, também informa que o imóvel não possuía tombamento pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico).

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.