SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Moradores de pelo menos quatro municípios do Rio de Janeiro estão há mais de 52 horas sem abastecimento de água.
Contaminação interrompeu captação no sistema Imunana-Laranjal às 5h59 da quarta-feira (3). Equipes da Cedae detectaram a presença de tolueno, substância produzida na fabricação de gasolina, no local.
O sistema abastece cerca de duas milhões de pessoas. Moradores das regiões de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e parte de Maricá são afetados, informou a Cedae.
Não há previsão para volta da captação de água. Segundo a Cedae, a qualidade da água é monitorada de hora em hora por equipamentos japoneses que fazem análises físico-químicas antes da entrada da água bruta na estação.
Foco do problema foi localizado. A origem do tolueno foi encontrada em um ponto do Rio Guapiaçu, em Guapimirim. A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente acompanha o caso e informações sobre o que ou quem causou o vazamento não foram divulgadas.
Caminhões-pipas devem atender serviços essenciais. Hospitais e clínicas de São Gonçalo receberão os equipamentos hoje, informou a companhia.
“A Cedae reforça a orientação para que a população faça uso consciente da água, adiando tarefas não essenciais que exijam grande consumo”, disse a Cedae, em nota.
Redação / Folhapress