Copa do Brasil: Grêmio afasta crise, vence Operário-PR e avança às oitavas

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O Grêmio venceu o Operário-PR na manhã deste domingo (14) por 3 a 1, no Estádio Centenário, em Caxias do Sul (RS), e garantiu a classificação para as oitavas de final da Copa do Brasil de 2024.

O clube tricolor garantiu a classificação com gols de Pavón, aos 20, de pênalti, e com Everton Galdino, aos 31min da etapa inicial, e marcou na complementar, com Gustavo Nunes, aos 8. Os paranaenses marcaram o seu tento aos 29 minutos da etapa inicial, com Ronaldo.

O adversário do time gaúcho nas oitavas de final será definido por sorteio, que ainda não tem data definida pela CBF. As datas dos confrontos estão programadas para as semanas de 31 de julho e 7 de agosto.

As duas equipes voltam a campo no meio de semana, com o Grêmio viajando à capital paulista na próxima quarta-feira (17), às 20h (horário de Brasília), para enfrentar o São Paulo, pelo Brasileirão da Série A. Já o Operário, por sua vez, também na quarta-feira, mas às 21h, enfrenta o Goiás, no Estádio Germano Kruger, em Ponta Grossa (PR), pela Série B do Brasileirão.

O JOGO

Nos primeiros minutos, o Grêmio tinha a posse de bola e tentava tomar a iniciativa em meio a sua difícil situação na temporada, mas quando tinha a bola, era o Operário quem arriscava por meio de contra-ataques. Mas, aos poucos, o time gaúcho tentou se encontrar em campo, porém, sem produzir nada de efetivo, e acabou encontrando o gol da vantagem em um pênalti infantil cometido por Joseph, que foi convertido por Pavón.

Com o gol sofrido, o Operário, que veio com a missão de se defender, foi aos poucos se encontrando no jogo, e em um lance fortuito, conseguiu o empate, aproveitando as dificuldades gremistas na bola aérea. Mas, mesmo jogando atrás, o time paranaense concedia muitos espaços, o que foi aproveitado pelos tricolores para conseguir o gol que colocou novamente o Grêmio em vantagem, e que obrigou os paranaenses a saírem do sistema defensivo montado com a finalidade de parar o time gaúcho.

Na segunda etapa, a tendência se manteve, com o time paranaense tendo de sair para o jogo, mas enfrentando problemas com a criação de jogadas no ataque, o que fez com que o time gremista aproveitasse dos problemas e conseguisse uma posse de bola maior, e assim, ampliasse o marcador e criasse mais através de lances de velocidades.

Por outro lado, mesmo em larga desvantagem, o Fantasma criava perigo na principal dificuldade do Imortal nos últimos jogos, as jogadas aéreas defensivas. Porém, com uma posse de bola maior, o Imortal conseguiu controlar mais o jogo, e com o campo pesado pela chuva em Caxias do Sul, a segunda etapa passou a ser mais lenta, o que ajudava na estratégia gremista para se classificar, e que ao final, deu resultado.

GOLS E DESTAQUES

Operário faz a primeira tentativa: Aos 13 minutos, em contra-ataque puxado pela ponta, Índio rolou para Pedro Lucas, que chutou, mas a bola desviou em Ronaldo e obrigou Marchesín a se esticar todo para fazer a defesa.

Pênalti para o Grêmio: Aos 19, após falta cobrada na área, Geromel cabeceou em cima dos defensores do Fantasma, com os gremistas chegando a pedir pênalti por mão na bola, e após o rebote, Kannemann pegou a bola na ponta, e Joseph derrubou o argentino, em lance que foi marcado dentro de campo pelo árbitro.

Pavón abre o placar (1×0): Aos 20, na cobrança do pênalti, o argentino Pavón chutou forte, no canto esquerdo, sem chances para o goleiro, que só caiu para o canto direito, e assim o Tricolor abriu o placar.

Ronaldo igualou tudo (1×1): Aos 29, após uma cobrança de lateral, Sávio cruzou na área tricolor, e Ronaldo ganhou no alto de Fábio no lado direito para cabecear com força, e a bola foi no cantinho, sem chances para o goleiro Marchesín, que não conseguiu impedir o empate.

Galdino põe Tricolor na frente (2×1): Aos 31, Soteldo fez jogada pelo meio e viu um buraco na defesa do Fantasma, e assim, acionou Everton Galdino, que entrava na área, e recebeu cara a cara com Rafael Santos, e tocou na saída do goleiro para colocar o Grêmio em vantagem.

Rodrigo Rodrigues traz perigo: Aos 37, em cobrança de falta, Rodrigo Rodrigues chutou forte no meio do gol, mas Marchesín se esticou todo e fez uma grande defesa, e encaixou o chute forte.

Bola na trave: Aos 42, Soteldo lançou Mayk, que chegou de surpresa dentro da área do Fantasma, recebeu o passe e chutou, mas a bola acertou a trave de Rafael Santos. Villasanti chegou a tentar no rebote, mas chutou em cima da defesa adversária.

Soteldo tenta: Aos 3 do segundo tempo, após jogada que nasceu do lado direito, a bola chegou em Pavón pelo meio, e o argentino viu a chegada de Soteldo dentro da área, e tocou para o venezuelano, que chutou forte, mas Rafael Santos fez grande defesa.

Gustavo Nunes amplia (3×1): Aos 8 minutos, em contra-ataque puxado pelo Grêmio, após a roubada de bola de Villasanti, o paraguaio lançou Gustavo Nunes, que deu uma arrancada, invadiu a área, cortou pra dentro e chutou no canto direito, sem chances para o goleiro do Fantasma, para ampliar o placar.

Ronaldo quase surpreende: Aos 12 minutos, Ronaldo viu Marchesín adiantado e tentou surpreendê-lo com um chute por cobertura, que quase encobriu o argentino, que tocou com a ponta dos dedos pra escanteio, e conseguiu evitar o gol a tempo.

Fantasma cria perigo: Aos 19 minutos, Marco Antonio cruzou na área gremista, e o zagueiro Willian Machado cabeceou, e assim, obrigou Marchesín a fazer uma grande defesa.

Carballo arrisca: Aos 37 minutos, em jogada que começou no lado esquerdo com Gustavo Nunes, o atacante tocou pro meio para Carballo, que dominou e chutou de fora da área, mas a bola foi por cima do gol do time paranaense.

Ficha técnica

Grêmio 3 x 1 Operário-PR

GRÊMIO

Marchesín, Fábio, Geromel, Kannemann, Mayk; Pepê (Carballo), Villasanti, Edenílson (Gustavo Nunes); Pavón (Nathan), Everton Galdino (Du Queiroz), Soteldo (Dodi). T.: Renato Gaúcho

OPERÁRIO-PR

Rafael Santos, Sávio, Joseph, Willian Machado, Pará, Jacy (Vinícius Diniz), Índio, Pedro Lucas (Marco Antonio), Rodrigo Rodrigues (Maxwell), Felipe Augusto (Marcelo Cirino); Ronaldo (Guilherme Pira). T.: Rafael Guanaes

Competição: Jogo de volta da 3ª fase da Copa do Brasil 2024

Estádio: Centenário Francisco Stédile, em Caxias do Sul (RS)

Juiz: Ramon Abatti Abel (FIFA/SC)

Assistentes: Thiaggo Americano Labes (SC) e Henrique Neu Ribeiro (SC)

VAR: Daiane Muniz (FIFA/SP)

Cartões amarelos: Jacy, Rodrigo Rodrigues, Pepê, Geromel, Rafael Santos, Guilherme Pira

Gols: Pavón (20/1º), Everton Galdino (31/1º) e Gustavo Nunes (8/2º) (Grêmio); Ronaldo (29/1º) (Operário-PR)

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS