RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Copa do Mundo de Clubes alonga ano de Palmeiras, Botafogo e dupla Fla-Flu

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Botafogo foi a equipe brasileira que mais vezes entrou em campo em 2024. Foram 75 partidas durante a temporada em que o clube se destacou pelas conquistas do Campeonato Brasileiro e da Copa Libertadores.

No final do ano, o cansaço da equipe pela maratona de jogos foi um dos argumentos apresentados pelos atletas do time carioca para justificar o fracasso na Copa Intercontinental. No Qatar, o time acabou eliminado em sua estreia, nas quartas de final, em derrota para o Pachuca, do México.

Se faltou fôlego para a equipe da estrela solitária em 2024, a temporada de 2025 promete ser ainda mais extenuante não só para o Botafogo mas também para Palmeiras, Flamengo e Fluminense, os demais representantes do Brasil na primeira edição ampliada da Copa do Mundo de Clubes da Fifa.

O torneio terá sua disputa inaugural realizada nos Estados Unidos, de 14 de junho a 13 de julho, período no qual haverá uma pausa no futebol brasileiro. Por causa dessa paralisação, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) ampliou para dez meses o período de disputa do próximo Campeonato Brasileiro, que terá a versão mais longa de sua história, de 29 de março a 21 de dezembro.

Com a ampliação do calendário da principal competição nacional do país, a CBF precisou reduzir o período dos estaduais, que devem ser realizados entre 12 de janeiro e 26 de março.

A entidade manteve a ausência de jogos de clubes nos períodos de “data Fifa”, com partidas da seleção brasileira, e criou uma regra nova, que prevê que os times com jogadores convocados tenham um intervalo mínimo de 48 horas entre o fim da “data Fifa” e suas partidas.

Ainda assim, considerando a disputa da nova Copa do Mundo de Clubes e os demais campeonatos nacionais e internacionais, Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras poderão disputar mais de 80 jogos ao longo de 2025.

O Botafogo é o time que poderá ter a jornada mais longa. Caso avance à final de todas as competições eliminatórias, terá ao final do ano 86 confrontos em seu calendário, que inclui as disputas da Recopa Sul-Americana e da Supercopa do Brasil. A hipótese, claro, é remota, o que não faz do calendário algo tranquilo.

Na sequência, vem o Fluminense, com a possibilidade de até 85 jogos. Dos quatro citados, é o único que terá de iniciar a Copa do Brasil a partir da primeira fase. Palmeiras e Flamengo, ambos com possíveis 84 jogos em 2025, não ficam muito atrás.

A possibilidade de disputar a Copa do Mundo de Clubes, porém, inibe os clubes de reclamar do excesso de jogos, uma vez que seus dirigentes estão entusiasmados com a visibilidade internacional do torneio, o que influencia diretamente a negociação de patrocínios e as vendas de atletas.

Por isso, não houve muita chiadeira quando a CBF divulgou o calendário de 2025.

Na contramão dos brasileiros, os europeus fizeram duras críticas desde o anúncio do formato da nova competição. Entidades como a FifPro, órgão internacional que representa os atletas, reclamaram que a Fifa (Federação Internacional de Futebol) está colocando em risco a saúde dos jogadores com o calendário que foi estabelecido.

“Nossa queixa para a Comissão Europeia é clara: a Fifa está abusando de seu poder de ditar o calendário de jogos internacionais e expandir suas próprias competições. E, assim, aumentar suas próprias receitas”, disse David Terrier, presidente da FifPro na Europa.

Além da preocupação com o desgaste dos atletas, a reclamação tem o objetivo pressionar a Fifa a estabelecer um processo mais inclusivo para definir o calendário internacional.

Apesar da reclamação dos europeus, os clubes do Velho Continente disputam, consideravelmente, menos jogos do que os times brasileiros.

Equipes como Real Madrid e Manchester City, que também estão classificados para a Copa do Mundo de Clubes, terão em 2025 situações diferentes em comparação a times como Fluminense, Botafogo, Palmeiras e Flamengo.

Embora participem de competições como o Campeonato Espanhol e o Campeonato Inglês, ambos com 38 rodadas, além da Champions League, com até 13 jogos para o campeão, os europeus não enfrentam torneios equivalentes aos estaduais. Isso reduz significativamente o volume total de partidas, permitindo um espaçamento maior entre os jogos.

Mesmo considerando competições como a Copa do Rei, a Copa da Liga Inglesa e a Copa da Inglaterra, os times europeus citados devem fazer cerca de 65 jogos ao longo de 2025 —o cálculo considera a segunda metada da temporada 2024/25 e a primeira da 2025/26.

*

MARATONA DE PALMEIRAS, FLAMENGO, FLUMINENSE E BOTAFOGO EM 2025

Palmeiras

Campeonato Paulista: até 16 jogos

Copa do Brasil: até 10 jogos

Campeonato Brasileiro: 38 jogos

Copa Libertadores: até 13 jogos

Mundial de Clubes: até 7 jogos

Total máximo: 84 jogos

Botafogo

Campeonato Carioca: até 15 jogos

Copa do Brasil: até 10 jogos

Campeonato Brasileiro: 38 jogos

Supercopa do Brasil: 1 jogo

Recopa Sul-Americana: 2 jogos

Copa Libertadores: até 13 jogos

Mundial de Clubes: até 7 jogos

Total máximo: 86 jogos

Flamengo

Campeonato Carioca: até 15 jogos

Copa do Brasil: até 10 jogos

Campeonato Brasileiro: 38 jogos

Supercopa do Brasil: 1 jogo

Copa Libertadores: até 13 jogos

Mundial de Clubes: até 7 jogos

Total máximo: 83 jogos

Fluminense

Campeonato Carioca: até 15 jogos

Copa do Brasil: até 12 jogos

Campeonato Brasileiro: 38 jogos

Copa Libertadores: até 13 jogos

Mundial de Clubes: até 7 jogos

Total máximo: 85 jogos

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS