RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – Um ponto de distribuição de água da Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro), no bloco Cordão da Bola Preta, gera fila entre foliões. É que a companhia distribui copos reutilizáveis de 500 ml personalizados, com cordão, para aqueles que buscam se hidratar.
Sol Tomé, 41, da zona norte da cidade, é uma das pessoas na fila em frente à Praça do Expedicionário, no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. “Faz as pessoas beberem mais água, né?”, diz ela, que intercala a água com um copo de cerveja.
O objetivo da Cedae, explica o superintendente executivo ESG da companhia, é diminuir a produção de resíduos do megabloco no centro da capital carioca.
“Com esse copo, as pessoas bebem mais água e não saem jogando fora depois, o que ajuda o meio ambiente”, afirma Alan Borges.
Ao todo, 150 mil copos serão distribuído durante o Carnaval. “Se fosse só o de plástico descartável, nesse mesmo bloco teríamos 200 mil resíduos produzidos”, diz o executivo.
Co a primeira iniciativa ocorrendo nesta manhã de sábado (1º) no Bola Preta, a iniciativa já é considerada bem-sucedida pela equipe. A companhia conta ainda com ponto de água no Paço Imperial, distribuição de viseiras e spray de água para molhar foliões.
Muitos dos distribuidores de água fazem parte de processo de ressocialização da Cedae, que emprega egressos do regime semi-aberto por um salário mínimo.
MATHEUS DE MOURA / Folhapress
