Coreia do Norte acusa Sul e EUA de tramar ataque nuclear contra si e reforça apoio à Rússia

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A ministra das Relações Exteriores da Coreia do Norte, Choe Son Hui, acusou, sem provas, os Estados Unidos e a Coreia do Sul de planejarem um ataque nuclear contra seu país. A declaração dela foi feita nesta sexta-feira (1º), durante reunião em Moscou com o chanceler russo, Sergei Lavrov.

Ela não forneceu evidências para apoiar sua afirmação, mas citou supostas consultas regulares entre Washington e Seul, nas quais ela disse que tais planos estariam sendo elaborados.

Choe ainda disse a Lavrov que a situação na península coreana poderia se tornar explosiva a qualquer momento e que Pyongyang reforçará suas “modernas armas nucleares estratégicas ofensivas” para realizar um ataque nuclear retaliatório, se necessário.

“Reforçamos que estaremos sempre ao lado dos nossos camaradas russos até ao dia da vitória [na Ucrânia]”, afirmou Choe, em um momento em que as potências ocidentais acusam a Rússia de uma escalada em território ucraniano com o desdobramento de soldados norte-coreanos.

A agência de inteligência sul-coreana afirmou que a Coreia do Norte havia decidido mandar até 12 mil soldados para ajudar a Rússia no conflito no Leste Europeu. Os EUA e a aliança militar que eles patrocinam, a Otan, afirmaram este mês ter evidências da presença de tropas norte-coreanas na Rússia

O ministro das Relações Exteriores russo elogiou a cooperação militar entre seu país e a Coreia do Norte. “Foram estabelecidos laços estreitos entre os exércitos e os serviços especiais dos dois países”, disse Lavrov, após se reunir com Choe em Moscou. “Isso também permitirá resolver importantes objetivos de segurança para nossos cidadãos e os seus.”

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS