RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Coreia do Norte confirma envio de tropas para lutar pela Rússia na Guerra da Ucrânia

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Coreia do Norte confirmou pela primeira vez neste domingo (27) que enviou tropas para lutar pela Rússia na guerra contra a Ucrânia, sob as ordens do ditador Kim Jong-un.

A agência estatal KCNA, citando o partido governista, afirmou que o fim declarado da operação pela libertação da região russa de Kursk demonstrou o “mais alto nível estratégico da firme amizade combativa” entre a Coreia do Norte e a Rússia.

Na semana passada, Moscou disse que as forças ucranianas foram expulsas da última vila russa que ainda controlavam, embora Kiev tenha negado a alegação e dito que suas tropas ainda operam em Belgorod, outra região russa na fronteira com a Ucrânia.

A Comissão Militar Central do Partido dos Trabalhadores do Norte afirmou que Kim Jong-un tomou a decisão de enviar tropas com base no tratado de parceria estratégica abrangente assinado com Vladimir Putin no ano passado.

“Sob a ordem do chefe de Estado, as subunidades das forças armadas da República consideraram o território da Rússia como sendo o de seu próprio país e provaram a firme aliança entre os dois países”, afirmou a Comissão, segundo a KCNA.

“Aqueles que lutaram pela justiça são todos heróis e representantes da honra da pátria”, disse o ditador, segundo a agência. A Coreia do Norte, afirmou a estatal, “considera uma honra ter uma aliança com um Estado tão poderoso como a Federação Russa”.

O país norte-coreano enviou um total estimado de 14 mil soldados, incluindo 3.000 reforços para repor perdas, segundo autoridades ucranianas. Sem veículos blindados e sem experiência em guerra com drones, teriam sofrido pesadas baixas, mas se adaptado rapidamente.

No sábado, o Kremlin havia confirmado, pela primeira vez, que soldados norte-coreanos estão lutando ao lado de russos em Kursk. Até então, nenhum dos dois países haviam confirmado ou negado isso.

O Departamento de Estado dos Estados Unidos afirmou, por meio de um porta-voz, estar preocupado com o envolvimento direto da Coreia do Norte na guerra da Rússia na Ucrânia e que o envio de tropas de Pyongyang deve terminar.

Em comunicado por e-mail, o Departamento acrescentou que países terceiros, como o do ditador Kim Jong-un, “têm responsabilidade” pela guerra.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS